Painel Administrativo >> Relatório de Artigos
Utilize o campo abaixo para pesquisar por título, palavra-chave, resumo ou código
ou selecione o filtro por evento, área ou sub-área.
Após digitar o filtro e selecionar o evento, a área ou sub-área cliquie em Filtrar
Código | Evento/Área/Subárea | Título do Artigo/Autores | Ação |
---|---|---|---|
3975 | COBENGE22 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos | COMO MOTIVAR O INGRESSANTE DE ESCOLA DE ENGENHARIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE Osvaldo Shigueru Nakao, Jose Aquiles Baesso Grimoni | Ver |
4172 | COBENGE23 01. Transição Energética na Educação em Engenharia 01. Transição Energética na Educação em Engenharia | Como o estudo das mudanças climáticas desenvolve as características do perfil do egresso do curso de engenharia Rafael Amaral Shayani | Ver |
325 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem | COMO O SCRATCH PODE AUXILIAR ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO APRENDIZADO DO MÉTODO PDCA LINCOLN OTTO CORNELIO SANTOS, Caio Roberto Reis de Oliveira, Ana Luiza Marques Machado, Lara oliveira louzada | Ver |
3636 | COBENGE21 04. Avaliação de ensino/aprendizagem 04.3. Avaliação como parte do processo de ensino/aprendizagem | COMO OS ALUNOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA PODEM SE INTERESSAR POR MECÂNICA DAS ESTRUTURAS? Bruna Wendhausem Enne, Osvaldo Shigueru Nakao, Jose Aquiles Baesso Grimoni | Ver |
1350 | COBENGE18 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão 05.3. Projetos que foquem em inovação no ensino/aprendizagem | COMO UM PROJETO DE EXTENSÃO PODE TRANSFORMAR O PERFIL DE UM ALUNO DE ENGENHARIA? Vinícius Laguardia de Castro Oliveira, Rosely Maria Velloso Campos, FELIPE VENANCIO MITKIEWICZ SILVA, Luiz Henrique Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo Cardoso Caetano, Guilherme Rafael Gonçalves, Lorena Lúcia Guimarães de Souza, João Américo Nunes Martins de Barros, Camila Rodrigues da Cunha | Ver |
3872 | COBENGE22 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia | COMPARAÇÃO DA ANÁLISE ESTRUTURAL DE PÓRTICOS HIPERESTÁTICOS A PARTIR DO MÉTODO DOS DESLOCAMENTOS E DO SOFTWARE FTOOL Vinicius Moura Costa, Bruna Carlos Bezerra | Ver |
2775 | COBENGE20 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem | COMPARAÇÃO DE CONTROLADORES MPC EM ESPAÇO DE ESTADOS E PID CLÁSSICO APLICADOS NO CONTROLE DE UM CIRCUITO RESISTOR-CAPACITOR REAL Vinícius da Rocha Motta, Felipe Alcantara de Castro, Nemerson Destefani Bernardes, Marco Antonio de Souza Leite Cuadros, Gustavo Maia de Almeida | Ver |
1826 | COBENGE18 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos 02.2. Projeto pedagógico de cursos | COMPARAÇÃO ENTRE MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS TRADICIONAIS DE ENGENHARIAS DA UFMA E DAS ENGENHARIAS QUE DÃO SEQUÊNCIA AO BICT. Márcia Antonia Guedes Molina, nilana sampaio garcia, Guilherme Alves dos Santos | Ver |
3016 | COBENGE20 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | COMPARAÇÃO ENTRE AS COMPETÊNCIAS DO GRAND CHALLENGES SCHOLARS PROGRAM E DAS DCNS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA Vitória Bento Botelho, Octavio Mattasoglio Neto, João de Sá Brasil Lima | Ver |
3352 | COBENGE20 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem 05.1. Estratégias pedagógicas | COMPARATIVO DA UTILIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS ADAPTADA (ABPA) NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO UNIDEP Keli Starck, Edegar Luiz Del Sent | Ver |
4140 | COBENGE23 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia 13.Temas transversais à Educação em Engenharia | COMPARATIVO DO DESEMPENHO DISCENTE NO ENSINO PRESENCIAL E NO ENSINO REMOTO: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO Edson Pedro Ferlin | Ver |
1057 | COBENGE18 07. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia 07.1. Formação mediada por tecnologia | COMPARATIVO DO PERFIL DOS ESTUDANTES NAS MODALIDADES PRESENCIAL E EAD: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Edson Pedro Ferlin, FRANK COELHO DE ALCANTARA | Ver |
1891 | COBENGE19 02. Projeto e Gestão de Cursos 02.4. Gestão de cursos | COMPARATIVO DO PERFIL DOS ESTUDANTES NAS MODALIDADES PRESENCIAL E EAD: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Edson Pedro Ferlin, FRANK COELHO DE ALCANTARA | Ver |
4070 | COBENGE22 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso | Comparativo do Perfil Previsto nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores da Área de Energia e as Demandas de Mercado Profissional Matheus Ferrari Costa, Kleber Rocha Oliveira, Leandro Ferreira Pinto, Letícia Sabo Boschi, Claudia Gonçalves de Azevedo | Ver |
3682 | COBENGE21 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs) 05.6. Prática laboratorial presencial, remota e simulada | COMPARATIVO ENTRE SIMULADORES APLICÁVEIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL VISANDO O ENSINO REMOTO Camile Ribeiro Texca, Eduarda de Matos Maria, Giovana Leal, Beatriz dos Santos Pês, Marcos Santos Hara, Diego Tefili | Ver |
3594 | COBENGE21 14. Temas transversais à Educação em Engenharia 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | COMPARTILHAMENTO DE SABERES ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA Alice Menezes Monteiro, Leyla Marlene García Bances, Valter Lúcio de Pádua | Ver |
4542 | COBENGE23 07. Extensão na Educação em Engenharia 07.Extensão na Educação em engenharia | COMPARTILHANDO CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS: O IMPACTO DO PROJETO ENGENHARIA ELÉTRICA EM FOCO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA RAÉRICA SANTOS DOS SANTOS, WERLISON RODRIGUES GOMES DE SOUSA, DIORGE DE SOUZA LIMA, Thamyris da Silva Evangelista, Yonatha Marques de Albuquerque Melo, Valdez Aragão de Almeida Filho, Carlos André da silva Bahia | Ver |
698 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade | COMPATIBILIDADE DE PROJETOS COM O USO DE SOFTWARES DE ENGENHARIA ARNALDO DIAS DE ALMEIDA NETO, Heberth Miranda de Paiva, Tulhyouguy Moura de Carvalho | Ver |
3719 | COBENGE21 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos 06.4. Acompanhamento dos estudantes e tutoria | Compet Talks- Inovar para educar Natália Botelho Gomes Fávaro | Ver |
2920 | COBENGE20 11. Programas Especiais 11.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento) | COMPET TALKS: O CICLO DE PALESTRAS REALIZADAS PELO COMPET Marcus Vinicius Durães Zuba, Thereza Raquel de Faria Morais, André Rodrigues da Cruz, Joana Ancila Pessoa Forte Avelino, Sandro Renato Dias | Ver |
426 | COBENGE17 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia 04.1. Iniciativas de formação | COMPETÊNCIA DOCENTE EM ENGENHARIA - AVALIAÇÃO DE PRÁTICA E METODOLOGIAS DE ENSINO Maria do Carmo Duarte Freitas, Ingrid Wong, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz | Ver |
2380 | COBENGE19 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências 01.3. Como assegurar a formação do Engenheiro Inovador | COMPETÊNCIAS DO PERFIL PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS PARA A INDÚSTRIA 4.0 Dayanna Ellen da Silva Dias, Rafael Silva Alves, Rodrigo Lima de Oliveria, André Luis Nogueira Campos | Ver |
2569 | COBENGE19 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | Competências do profissional de segurança do trabalho na nova indústria: implementação de um projeto piloto de integração das disciplinas do curso Enilene Regina Lovatte, Marisa Cruz Coser, Rodrigo marçal pereira, Melina Barbosa Peixoto, Wanderson Lyrio Bermudes | Ver |
4304 | COBENGE23 10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente 10.Formação, Capacitação e Avaliação Docente | Competências docentes do professor de engenharia Giovanna Nogueira Pocetti, Octavio Mattasoglio Neto | Ver |
3835 | COBENGE22 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso | COMPETÊNCIAS NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: A PERCEPÇÃO DO DOCENTE DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Luciana Torres Correia de Mello, Richardson Bruno Carlos Araújo | Ver |
3316 | COBENGE20 03. Perfil do Egresso e Formação por Competências 03.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências | COMPETÊNCIAS NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Luciana Torres Correia de Mello, Richardson Bruno Carlos Araújo, LUIZA LORENNA DE SOUSA CAVALCANTE, Lucas Ambrósio Bezerra de Oliveira | Ver |
395 | COBENGE17 06. Formação Cidadã na Engenharia e Tecnologia 06.2. Sustentabilidade e Ecossistemas | COMPETÊNCIAS PARA A EMPRESARIALIZAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: DISCURSOS DE ENGENHEIROS Tatiane Augusta Godinho de Carvalho, Adriana Maria Tonini | Ver |
3111 | COBENGE20 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem 05.3. Avaliação de ensino e aprendizagem | COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES EM SITUAÇÕES DE ISOLAMENTO SOCIAL Luan Matheus Moreira | Ver |
3389 | COBENGE21 03. Metodologias de ensino/aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | COMPETIÇÃO DE PONTES: ESTUDANTES EM PROL DE UM PROJETO DE ENSINO Lucas Henrique da Silva Coelho, Letícia Gabrielle Esteves Cardozo, Alexandre da Silva Galvão | Ver |
3590 | COBENGE21 08. Programas especiais 08.7. Outras atividades acadêmicas complementares | COMPETIÇÃO HACKAHOME ENTRE RAMOS ESTUDANTIS IEEE PARA PROJETOS COM SOLUÇÕES PARA TRANSIÇÃO DA APLICAÇÃO PRESENCIAL PARA A REMOTA PERANTE DISTANCIAMENTO SOCIAL Mariana Larissa Antunes da Costa, Dalila Marques Affonso, Carlos Alexandre de Almeida Pires | Ver |