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Artigo


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COMO UM PROJETO DE EXTENSÃO PODE TRANSFORMAR O PERFIL DE UM ALUNO DE ENGENHARIA?;

Vinícius Laguardia de Castro Oliveira, Rosely Maria Velloso Campos, FELIPE VENANCIO MITKIEWICZ SILVA, Luiz Henrique Ferreira Monteiro, Carlos Eduardo Cardoso Caetano, Guilherme Rafael Gonçalves, Lorena Lúcia Guimarães de Souza, João Américo Nunes Martins de Barros, Camila Rodrigues da Cunha;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[65] 05.3. Projetos que foquem em inovação no ensino/aprendizagem

Este artigo apresenta uma análise do impacto na formação pessoal e profissional de discentes de diferentes cursos, dentro da área de engenharia, em um projeto de extensão universitária, o qual oferece noções de programação e eletrônica a crianças e adolescentes utilizando a plataforma Arduino como ferramenta de aprendizado. O projeto visa promover ao público alvo o desenvolvimento do raciocínio lógico e o interesse pelo setor de tecnologia. Além disso, habilidades sociais são melhoradas através das aulas, como motivação, autonomia, liderança, iniciativa e outras habilidades. O projeto admite crianças em todas as condições sociais, no entanto, o principal nicho é composto por adolescentes de uma escola pública de Belo Horizonte, com idade entre 14 e 16 anos. Os resultados positivos deste projeto não se aplicam apenas aos alunos favorecidos, mas também aos alunos de graduação, membros da equipe, uma vez que é ofertado a eles a possibilidade de desenvolver habilidades específicas que os programas de engenharia clássica não oferecem. As experiências vivenciadas na extensão possibilitaram aos alunos o contato com diferentes realidades e proporcionaram a estes o poder de modificar o meio de forma positiva. A análise concluiu que o aluno que participou do projeto de extensão se tornou mais consciente de sua função na sociedade por utilizar suas qualidades para ações que transformam e contribuem para uma sociedade mais próspera e justa, por desenvolver competências humanísticas e o senso de responsabilidade.

Ensino de Engenharia, Extensão Universitária, Extensão na Engenharia, Competências Profissionais, Desenvolvimento de Competências.
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