Painel Administrativo >> Relatório de Artigos
Utilize o campo abaixo para pesquisar por título, palavra-chave, resumo ou código
ou selecione o filtro por evento, área ou sub-área.
Após digitar o filtro e selecionar o evento, a área ou sub-área cliquie em Filtrar
Código | Evento/Área/Subárea | Título do Artigo/Autores | Ação |
---|---|---|---|
5232 | COBENGE24 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia 08.1. Instrumentos e processos de avaliação | IMPACTOS DE UM MINICURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA INGRESSANTES DO ENSINO SUPERIOR | Ver |
5330 | COBENGE24 09. Programas Especiais 09.5. Assemelhados | INTEGRAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE CONTROLE DE PROCESSOS: ESTUDO DE CASO COM PLANTA DIDÁTICA DE TEMPERATURA | Ver |
5106 | COBENGE24 07. Formação Pedagógica dos Professores 07.5. Avaliação docente | INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES NO CURRÍCULO DE ENGENHARIA: PREPARANDO ESTUDANTES PARA OS DESAFIOS DO FUTURO | Ver |
5321 | COBENGE24 07. Formação Pedagógica dos Professores 07.4. Capacitação docente | MÉTODO GUT COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DE ANÁLISE DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM PROGRAMAS HABITACIONAIS | Ver |
4941 | COBENGE24 07. Formação Pedagógica dos Professores 07.3. Formação docente continuada | REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR ORIENTADA AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO EM UM CURSO DE ENGENHARIA | Ver |
1240 | COBENGE18 06. Formação Cidadã 06.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade | "ATRASO" NA CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRÊS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR | Ver |
3401 | COBENGE21 02. Perfil do egresso e formação por competências 02.3. Como assegurar a formação do engenheiro inovador e/ou do engenheiro empreendedor e/ou do engenheiro professor | "COMPETÊNCIA" NAS METODOLOGIAS ATIVAS E A IMPORTÂNCIA DE SEUS SIGNIFICADOS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIENTISTA | Ver |
553 | COBENGE17 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio 08.2. Formas de despertar vocações | "FANTÁSTICO MUNDO DA QUÍMICA": AMPLIANDO MOTIVAÇÕES PARA ALUNOS SE TORNAREM ENGENHEIROS QUÍMICOS | Ver |
5268 | COBENGE24 09. Programas Especiais 09.4. Monitorias | "MENINAS NA ENGENHARIA": DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO EM SALAS DE AULA COMO FORMA DE INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO FEMININA EM PROJETOS DE TECNOLOGIA E ENGENHARIA | Ver |
2428 | COBENGE19 02. Projeto e Gestão de Cursos 02.4. Gestão de cursos | "PROJETO UNIÃO": FORMAÇÃO DE SOLDADORES PARA JOVENS EM VULNERABILIDADE SOCIAL DE COMUNIDADES DA REGIÃO DO ENTORNO DA UFPA | Ver |
1332 | COBENGE18 04. Formação Pedagógica dos Professores 04.3. Educação continuada | (IN)CERTEZAS DO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO NAS VOZES DOS ALUNOS | Ver |
3607 | COBENGE21 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos 06.5. Reorientação profissional, programa de vivências acadêmicas, programa para identificação do destino dos egressos | 10 ANOS DA ENGENHARIA FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O CURSO | Ver |
2505 | COBENGE19 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | 10 ANOS DA LEI DA ENGENHARIA PÚBLICA E O POTENCIAL DE ENSINO PROPEDÊUTICO EM ENGENHARIA CIVIL | Ver |
577 | COBENGE17 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia | 123 | Ver |
3035 | COBENGE20 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | 1ª EDIÇÃO DO PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA) | Ver |
3580 | COBENGE21 12. Relação Universidades/Cursos com Empresas 12.3. Participação das empresas na organização de cursos e na melhoria contínua destes | 20 ANOS DE ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL | Ver |
1660 | COBENGE18 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem | 20 ANOS DE MAGISTÉRIO E ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE PROCESSOS AVALIATIVOS | Ver |
4499 | COBENGE23 05. Educação Mediada por Tecnologia 05.Educação Mediada por Tecnologia | 2FRAME eDU: SOFTWARE WEB PARA ANÁLISE ESTRUTURAL NÃO LINEAR GEOMÉTRICA DE PÓRTICOS PLANOS | Ver |
5025 | COBENGE24 07. Formação Pedagógica dos Professores 07.5. Avaliação docente | 2FRAME eDU: UMA FERRAMENTA BASEADA NA WEB PARA ANÁLISE GEOMÉTRICA NÃO LINEAR DE PÓRTICOS PLANOS | Ver |
1415 | COBENGE18 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem | A ELABORAÇÃO DE UM ROTEIRO PRÁTICO EXPERIMENTAL PARA O CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA VISANDO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS. | Ver |
314 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem | A "PEDAGOGIA ESPAÇO-TEMPO" NO ENSINO DA ENGENHARIA | Ver |
2094 | COBENGE19 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem | A AÇÃO ERGONÔMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM: UTILIZAÇÃO PRÁTICA DA FERRAMENTA DE ERGONOMIA "RULA" NUMA ABORDAGEM DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE SITUAÇÃO REAL TRABALHO | Ver |
4685 | COBENGE23 02. Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais 02.Gestão de Cursos, Projetos Pedagógicos e Avaliações de Cursos e Institucionais | A ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL DE CURSOS DE ENGENHARIA: OPORTUNIDADE DE MOBILIDADE EDUCACIONAL E PROFISSIONAL | Ver |
2870 | COBENGE20 07. Formação 07.3. Gênero, Inclusão, Diversidade e Pluralidade | A ADAPTAÇÃO DO ALUNO PORTADOR DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO SUPERIOR | Ver |
1005 | COBENGE18 10. Temas Transversais 10.1 Temas Transversais | A ADERÊNCIA DA GESTÃO DO TEMPO DE UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL AO MODELO PMI: UM ESTUDO DE CASO. | Ver |
1503 | COBENGE18 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 01.2. Estratégias pedagógicas | A APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES TRANSVERSAIS | Ver |
3619 | COBENGE21 03. Metodologias de ensino/aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS - PBL NO ENSINO REMOTO: APLICAÇÃO NA DISCPLINA DE PCIV. | Ver |
176 | COBENGE17 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio 08.1. Relato de experiências | A Aprendizagem Baseada em Problemas por meio de Projetos em Robótica | Ver |
3054 | COBENGE20 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem 05.1. Estratégias pedagógicas | A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADA EM UM CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA AEROESPACIAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | Ver |
1401 | COBENGE18 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem | A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADA NA CONSTRUÇÃO DE UM BALÃO DE ALTA ALTITUDE - HAB-IMT | Ver |