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Artigo


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A análise estática de edificações históricas como ferramenta no ensino de mecânica estrutural na graduação em engenharia civil.;

Elvidio Gavassoni Neto, Ana Carolina Linzmeyer, Matheus Ribeiro da Silva, Amanda Naomi Schiochet, Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O ensino do conteúdo da análise estrutural nos cursos de graduação de Engenharia Civil enfrenta uma série de dificuldades ligados ao assunto tais como elevada dose de abastração do conteúdo, ferramentas matemáticas avançadas e falta de oportunidades de se desenvolverem e empregarem competências não técnicas. Nesse contexto o uso de atividades baseadas na resolução de problemas pode ser uma ferramenta adequada para tornar o ensino da análise estrutural na graduação em Engenharia Civil. A análise estrutural de edificações históricas combina uma série de desafios e atrativos que podem servir de fatores engajadores aos estudantes se exploradas do ponto de vista ativo como em abordagens baseadas em PBL. Este trabalho relata a aplicação de um minicurso com objetivo de elaborar a análise estrutural estática de uma edificação histórica em Curitiba. O curso baseou-se nas ruínas de São Francisco, que são o remanescente de uma igreja inacabada do século XIX em alvenaria de blocos de rocha. O curso foi realizado in loco e possibilitou o exercício de uma grande quantidade de conteúdos de disciplinas do curso de Engenharia Civil além de trabalhar o desenvolvimento de muitas competências técnicas e não técnicas. Os alunos participantes avaliaram positivamente a metodologia, o grau de engajamento e o aprendizado com o curso. Os resultados do trabalho indicam que as edificações históricas podem ser estudos de caso eficientes na aplicação do PBL no ensino e aprendizado da Análise Estrutural.

Engenharia Civil, Análise Estrutural, Aprendizado baseado em Problemas
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