CIÊNCIAS BÁSICAS E DA MATEMÁTICA



O GT

1. Coordenação do GT-CbME


Simone Leal Schwertl: Possui graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1992), especialização em Desenho (1996), mestrado em Engenharia de Produção (1999) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atua na área de Matemática Básica (com mais de 15 anos de experiência em cursos de engenharia), Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Álgebra e Geometria. Professora credenciada no Programa de Pós Graduação em Ciências e Matemática (PPGECIM/FURB). Integrante do Grupo de pesquisa Ensino de Ciências Naturais e Matemática (FURB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET/UFSC). Coordena desde de 2017, junto a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), o GT-Ciências Básicas e Matemática na Engenharia (GT-CbME). Temas de interesse: Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação Matemática; Educação na cultura digital; Ensino de ciências básicas e matemática em cursos de Engenharia.

Gabriel Loureiro de Lima: Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Na mesma instituição é líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, atuando na linha de investigação A Matemática como Componente Curricular de Cursos de Graduação que volta sua atenção para o ensino de Matemática em cursos superiores cujo foco não é a formação de matemáticos. Participa, também na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral e da Análise Matemática. Sua investigação de doutorado, intitulada, A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994, defendida em 2012, recebeu menção honrosa na categoria Ensino no Prêmio Capes de Teses 2013. Atualmente é Professor Auxiliar de Ensino do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP e Assessor da Pró-Reitora de Graduação (desde 2017). Foi eleito vice coordenador do GT4 - Ensino Superior - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em novembro de 2015 e reeleito para a mesma função em novembro de 2018. É também, desde 2017, vice-coordenador do Grupo de Trabalho Ciências Básicas e Matemática na Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

2. Histórico do GT-CBME:

A criação do Grupo de Trabalho Ciências Básicas e Matemática na Engenharia (GT-CbME) foi proposta no XLIV do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2016) e efetivada no XLV do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2017), quando o GT-CbME reuniu-se pela primeira vez congregando engenheiros de diferentes áreas (Elétrica, Química, Civil, Produção, etc.), além de professores que lecionam disciplinas de Ciências Básicas e de Matemática (CbM) em cursos de Engenharia. O COBENGE se constitui no espaço de encontros presenciais do GT-CbME, uma vez que o evento é o principal fórum de discussão dos processos de ensino e de aprendizagem nos cursos de Engenharia no contexto nacional.

3. Objetivo de sua criação:

GT-CbME tem como objetivo  promover discussões sobre o ensino das Ciências Básicas e Matemática nos cursos de Engenharia. Tem como foco principal, na perspectiva de qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, o diálogo entre os professores das áreas específicas e aqueles que ministram as disciplinas das áreas de Ciências e Matemática nos cursos de Engenharia.

4. Principais metas:

Para os cinco primeiros anos de atuação do GT-CbME, estabelecemos as seguintes metas:
Levantamento dos desafios atuais para qualificar o ensino das Ciências Básicas e Matemática nos cursos de e Engenharia, tendo em vista, especialmente, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia;
Proposição de caminhos para enfrentar os desafios dimensionados pelo coletivo de participantes do GT-CbME;

Email de contato: gtcbme@gmail.com


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