VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia
Com intuito de promover a reflexão referente ao protagonismo da engenharia no tocante ao empreendedorismo ocorrerá o VI Seminário de Educação Empreendedora sendo realizado no Campus A. C SIMÕES (UFAL), nos dias 23 e 24 de maio de 2024 de presencial, colocará em discussão a temática: “O Papel da Educação Empreendedora em engenharia na transformação local”, visando três finalidades: 1) Refletir como a educação Empreendedora na engenharia tem contribuído para o desenvolvimento local e como as novas DCNs exigem da educação empreendedora em engenharia uma maior proatividade dos futuros profissionais, para estimular a elaboração e/ou implementação de soluções que contribuam para mitigar problemas locais. 2) Contribuir junto aos órgãos governamentais e privados na articulação para implantação da educação empreendedora na graduação nas instituições nacionais de engenharia. 3) Demonstrar práticas exitosas de transformação de solução inovadoras no meio acadêmico em produtos/serviços comerciais que impactaram de forma positiva na população.
O I Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia teve como tema central “Educação Empreendedora e as Novas Diretrizes Curriculares em Engenharia” e foi realizado em 2018, no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, na cidade de São Paulo.
O II Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia foi realizado no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 2019 com o tema central “Educação Empreendedora e Formação em Engenharia: Construindo Conexões e Pontes”.
O III Seminário foi realizado em 2021, na Universidade de Brasília (UnB), tendo como tema central “Uma Agenda Nacional Estratégica de Educação Empreendedora nas Engenharias”.
O IV Seminário de Educação Empreendedora realizado no Campus Criciúma/SC do Centro Universitário SATC (UNISATC) em 2022, de forma remota e teve a temática central: “Educação Empreendedora em Engenharia para Melhorar o Mundo”.
O V Seminário de Educação Empreendedora realizado no Campus da Fundação Santo André em 2023, de forma presencial e teve a temática central: “Contribuições e Impactos das Tecnologias Emergentes na Formação do Engenheiro Empreendedor”.
O Seminário é organizado pelo Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia (GT-EEE) da ABENGE, por meio de encontro presencial com apoio da FSA. Você é convidado para participar do VI Seminário do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da ABENGE.
Sejam bem-vindos
Público-alvo
Professores, coordenadores, diretores, pesquisadores, estudantes, dirigentes de Instituição de Educação Superior, Associações de Classes em Engenharia e Empresariais estão convidados para participar do VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia.
Comissão Organizadora do Evento:
Adriana de Oliveira Santos Weber (UFAL)
Christopher Freire Souza (UFAL)
Douglas de Souza Rodrigues (Univassouras)
Elzo Alves Aranha, Dr. - UNIFEI
Renata Mota (UFPB)
Régis Pasini (FSA)
Sônia Marise Salles Carvalho, Drª. (UnB)
Vladimir Caramori Borges de Souza (UFAL)
EJEC- UFAL
PROTEQ-UFAL
O Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia
O Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia tem por objetivo geral instituir um espaço de reflexão e debate sobre a inserção da Educação Empreendedora em programas de formação em Engenharia, no âmbito da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), articulando a interação com atores da Academia, Empresa e Governo. Entre os objetivos específicos do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia destaca-se o fomento à inserção da Educação Empreendedora nos programas de graduação e pós-graduação em Engenharias. Para operacionalizar e acompanhar o desenvolvimento de ações e metas, o GT de Educação Empreendedora em Engenharia estruturou os Task Forces para realizar a gestão e implementação das ações referente a temática, a fim de gerar a reflexão e estimular implantação de métodos alinhados com a inovação e empreendedorismo no meio acadêmico.
Comitê de Coordenação do GT de Educação Empreendedora em Engenharia
Elzo Alves Aranha, Dr. - UNIFEI
Jorge Candido, Dr. - UTFPR
Gilmar Barreto, Dr. - UNICAMP
Sônia Marise Salles Carvalho, Drª. - UnB
Régis Pasini, Me. – FSA
Genilson Valotto Patuzzo, Dr. - UTFPR
Mário Gonçalves Garcia Júnior, Me – FSA
João Mota Neto, Dr. - UNISATC
Paulo César de Resende Andrade, Dr. – UFVJM
Douglas de Souza Rodrigues, Me. - Univassouras
Organização e Apoio
Iniciativa e Organização: GT de Educação Empreendedora em Engenharia da ABENGE
Apoio: Universidade Federal de Alagoas/Centro de Tecnologia
Resumo:
In a few short decades, the world we now live in has been almost completely transformed by the entrepreneurial efforts of engineering and tech entrepreneurs the world over, but around the globe, engineering educators lecture from course notes, syllabi, and curricula that would be at home in the 1950s. One would think, that new PhDs would come along and change things, but new PhDs are educated in what amounts to an old operating system embedded in a culture that propagates itself with little reflection, and with almost no understanding of how to bring about change. This mini-course introduces five shifts in mindset and skill that engineering educators need to educate a new generation of entrepreneurial engineers. Interestingly, it is these same five shifts that need to be embedded in the education of young engineers to help call forth the kind of widespread entrepreneurship required in this age of pervasive entrepreneurial effort.
In particular, the shifts addressed in the mini-course are as follows:
• Schoen’s shift: Knowing that great human practice is as conversational and reflective as it is theoretical.
• Brain-on-a-stick shift: Knowing that human practice combines heart and hand as much as head.
• Wittgenstein’s shift: Knowing that language is generative and creative as well as descriptive.
• Little bet’s shift: Knowing that little bets and experiments are as important in making change as planning.
• Co-contraries shift: Knowing that managing opposites that need each other (co-contraries) is as important as solving problems once and for all.
It is interesting that each of the shifts is about managing a co-contrary (theory && practice, head && heart-hands, language as descriptive && generative, planning && little bets, co- contraries && problem solving) to achieve AND excellence on both dimensions.
While the mini-course introduces many new ideas, it does so in a way designed to embed those ideas in practice. The workshop spends minimal effort on lecturing and maximal effort on applying the concepts, practices, and mindsets in engaging conversational exercises.
A inscrição para o Seminário é gratuita e deve ser realizada preenchendo o formulário no link do Sympla
CertificadosData: 23 de maio de 2024 - Quinta-feira – Minicurso (título) 8h00min às 17h15min
8h00min |
Minicurso |
10h15min |
Intervalo |
10h30min |
Minicurso |
12h00min |
Almoço |
14h00min |
Minicurso |
15h30min |
Intervalo |
15h45min |
Minicurso |
17h30min |
Encerramento |
Data: 23 de maio de 2024 – Sexta-feira
VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia
Abertura - 18h00min às 21h00min
18h00min | Credenciamento |
19h00min | Abertura do VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia ⦁ Prof. Dr. Josealdo Tonholo – Reitor da UFAL ⦁ Prof. Dra. Adriana Tonini (ABENGE) ⦁ Prof. Dr. Vladimir Caramori Borges de Souza – Diretor do CTEC ⦁ Prof. Dr. Elzo Alves Aranha – Coordenador Geral do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia (GT-EEE) |
19h30 |
Palestra – Educação empreendedora nas Engenharias: barreiras, entraves e desafios para a transformação local Palestrante: Prof. Dr. Glaucio Bezerra Brandao (UFRN) Moderador: Prof. Vladimir Caramori Borges de Souza - Diretor do CTEC/UFAL |
20h30min | Considerações finais |
Data: 24 de maio de 2024 – sexta-feira – 8h00min às 17h15min
8h00min | Credenciamento |
8h30min |
Painel 1 – O Papel da Educação Empreendedora em Engenharia na transformação local: experiências internacionais ⦁ Prof. PhD. David Goldberg (ThreeJoy ® Associates) Moderador: Prof. Dr. Elzo Alves Aranha – Coordenador Geral do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia (GT-EEE) |
10h00min | Intervalo |
10h15min |
Painel 2: O Papel da Educação Empreendedora em Engenharia na transformação local no Brasil ⦁ Prof. Dr. Alessandro Moreira (UFMG) Moderador: Prof. Dra. Renata Mota (UFPB) |
12h00min | Intervalo para o almoço |
14h00min | Sessão Técnica de Apresentação de Trabalhos |
15h00 a 15h20 | Intervalo |
15h30min | Painel 3: Atualização da formação em Engenharia pela educação empreendedora para a transformação local. ⦁ Presidente do CREA ⦁ Empresas Junior (UFAL) ⦁ Empresas Egressos da UFAL ⦁ Vinícius Lages - Sebrae Moderador: Prof. Dra. Adriana Santos (UFAL) |
17h00min | Considerações Finais e Encerramento do Evento ⦁ Prof. Dra. Adriana de O. Santos Weber ⦁ Prof. Dr. Vladimir Caramori Borges de Souza ⦁ Prof. Dr. Elzo Alves Aranha – Coordenador Geral do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia (GT-EEE) |
Certificados
Organização
Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia (GT-EEE) |
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Apoiadores
UFAL – Universidade Federal de Alagoas |
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Os interessados em participar do Seminário poderão encaminhar trabalhos para as sessões técnicas. Os trabalhos serão avaliados por um Comitê da área. Cada trabalho aprovado terá o tempo de 15 minutos para apresentação nas sessões técnicas.
Tendo como foco norteador o tema do seminário, o envio de trabalhos deverá ser enquadrado em um dos temas abaixo:
01 – Educação Empreendedora e Projeto Pedagógico do Curso em Engenharia;
02 – Abordagens, métodos, técnicas para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras;
03 – Formação e Capacitação de Professores em Educação Empreendedora;
04 – Avaliação da aprendizagem/desenvolvimento das habilidades em Educação Empreendedora;
05 – Avaliação dos Egressos, Educação Empreendedora e Articulação Empresarial;
06 – Criação de ecossistemas de inovação com foco no suporte para acadêmicos desenvolverem suas propostas de soluções tecnológicas;
07 – Mecanismos de transformação de solução acadêmicas para problemas reais em produtos comerciais.
•05/01/2024 – Data de início para a submissão dos trabalhos
•22/03/2024 –final para a submissão dos trabalhos
•08/04/2024 - Data final para divulgação dos trabalhos aprovados
•13/05/2024 - Data limite para os autores de trabalhos aprovados realizarem a inscrição no evento e entrega dos trabalhos corrigidos
Você está convidado a submeter o seu trabalho para o VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia. O envio de trabalhos será feito através do e-mail: artigo2024.gteee.abenge@gmail.com em conformidade com o template anexo e com os temas e datas informados acima.
TEMPLATE PARA SUBMISSÕES