1332
(IN)CERTEZAS DO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO NAS VOZES DOS ALUNOS;
LIANE VELLOSO LEIT?O, VANDA L?CIA BATISTA DOS SANTOS SOUZA, CLAUDENICE ALVES MENDES, JEFERSON GON?ALVES MORAIS, LUCIANA FERREIRA MIRANDA;
Este trabalho, fundamentado na Linguística Aplicada e na Pedagogia, tem por objetivo, via diálogo transdisciplinar, analisar como as representações sobre a experiência pessoal e acadêmica de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) podem contribuir para uma melhor compreensão do trabalho do engenheiro-professor. Para tanto, tomamos como aporte teórico o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006) que analisa, por meio de texto, as representações do homem. Aliada a essa teoria, conceitos fundamentais da Pedagogia sobre a interação professor/aluno, ensino e aprendizagem e o trabalho do professor apoiam esta pesquisa. Nosso corpus é formado por dois textos produzidos por alunos, de cursos distintos, do campus IFPB- Cajazeiras, nos quais abordam o processo de decisão pelo ensino técnico e tecnológico, a relação com os professores e os momentos mais difíceis. Sendo assim, selecionamos como categoria de análise os conteúdos temáticos, que por meio de uma abordagem descendente, propõe um entendimento do texto a partir de temas escolhidos. A partir da análise dos dados, identificamos a necessidade de ouvir e interpretar as vozes dos alunos a fim de que estratégias sejam criadas para evitar a evasão escolar, melhorar o rendimento acadêmico e contribuir para o seu desenvolvimento humano e pessoal. Além disso, ações direcionadas para o trabalho e a formação docente estão sendo propostas, como um novo olhar sobre as reuniões didático-pedagógicas, criação de formações específicas para esse contexto de educação e programas de divulgação dos cursos para os alunos.
Linguística Aplicada. Pedagogia. Interacionismo Sociodiscursivo. Alunos. Trabalho docente.