3607
10 ANOS DA ENGENHARIA FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O CURSO;
VIT?RIA LUNARDI XAVIER, ARTHUR PEREIRA DORNELLES;
COBENGE21
[70] 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos
[259] 06.5. Reorientação profissional, programa de vivências acadêmicas, programa para identificação do destino dos egressos
Em 2020, a Engenharia Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul celebrou sua 1ª década de atividade, ao mesmo tempo que passa por uma reforma curricular devido às novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Curricularização da Extensão. São 10 anos buscando formar profissionais capazes de atuar na indústria de tecnologia da região, tendo conhecimentos sólidos em microeletrônica, ciência de materiais e matemática e física avançada. Esse estudo teve como objetivo, primeiramente, celebrar o aniversário do curso, mapeando os egressos desses 10 anos e investigando suas atuações profissionais e a satisfação com sua formação. Num segundo momento, busca-se dos egressos uma avaliação sobre os aspectos curriculares do curso, procurando entender como o currículo dessa graduação pode ser modernizado. Essa pesquisa foi feita através de um questionário online, dividido nas seções: dados pessoais, mercado de trabalho, pós-graduação, graduação e avaliação do curso e formação posterior. Alcançamos 72% dos egressos, que se situam 34% apenas no mercado, 21% apenas na academia, 37% em ambos e 8% em atividades não relacionadas. A satisfação com o curso é alta e eles destacam a multidisciplinaridade e ênfase em física e matemática avançada como aspectos de destaque desse profissional, também reforçam que o curso deve investir em mais disciplinas de programação. Os resultados buscados com esse estudo visam a obter informações sobre os efeitos dessa graduação, a fim de ampliar a divulgação do curso para o mercado e indústria, criando novas oportunidades, e para interessados na área, aumentando a demanda pela graduação.
Engenharia Física, acompanhamento de egressos, mudança curricular, mercado de trabalho. academia