Painel Administrativo >> Relatório de Artigos
Utilize o campo abaixo para pesquisar por título, palavra-chave, resumo ou código
ou selecione o filtro por evento, área ou sub-área.
Após digitar o filtro e selecionar o evento, a área ou sub-área cliquie em Filtrar
Código | Evento/Área/Subárea | Título do Artigo/Autores | Ação |
---|---|---|---|
3401 | COBENGE21 02. Perfil do egresso e formação por competências 02.3. Como assegurar a formação do engenheiro inovador e/ou do engenheiro empreendedor e/ou do engenheiro professor | "COMPETÊNCIA" NAS METODOLOGIAS ATIVAS E A IMPORTÂNCIA DE SEUS SIGNIFICADOS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIENTISTA | Ver |
3607 | COBENGE21 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos 06.5. Reorientação profissional, programa de vivências acadêmicas, programa para identificação do destino dos egressos | 10 ANOS DA ENGENHARIA FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O CURSO | Ver |
3580 | COBENGE21 12. Relação Universidades/Cursos com Empresas 12.3. Participação das empresas na organização de cursos e na melhoria contínua destes | 20 ANOS DE ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL | Ver |
3619 | COBENGE21 03. Metodologias de ensino/aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS - PBL NO ENSINO REMOTO: APLICAÇÃO NA DISCPLINA DE PCIV. | Ver |
3754 | COBENGE21 03. Metodologias de ensino/aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | A CASA DA QUALIDADE - PRÁTICAS E DINÂMICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | Ver |
3745 | COBENGE21 03. Metodologias de ensino/aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | A COMPILAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CONCEITOS ENXUTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL | Ver |
3629 | COBENGE21 03. Metodologias de ensino/aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA PARA A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DO FUTURO | Ver |
3710 | COBENGE21 04. Avaliação de ensino/aprendizagem 04.3. Avaliação como parte do processo de ensino/aprendizagem | A DELICADA TAREFA DE AVALIAR A APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM STEM | Ver |
3574 | COBENGE21 03. Metodologias de ensino/aprendizagem 03.3. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade | A DISCIPLINA DE CÁLCULO NUMÉRICO E SUA RELAÇÃO COM A ENGENHARIA: APLICAÇÕES E POTENCIALIDADES | Ver |
3744 | COBENGE21 04. Avaliação de ensino/aprendizagem 04.1. Avaliação da aprendizagem de conteúdo | A DIVERSIDADE DE ATIVIDADES E DE FORMAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DA LAVRA SUBTERRÂNEA | Ver |
3660 | COBENGE21 03. Metodologias de ensino/aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA APOIADA POR METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO - UM ESTUDO DE CASO | Ver |
3620 | COBENGE21 02. Perfil do egresso e formação por competências 02.2. Como contemplar o desenvolvimento do perfil do egresso no curso | A ENGENHARIA E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: CONTRAPONTOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | Ver |
3680 | COBENGE21 06. Acolhimento de ingressantes, acompanhamento dos estudantes e dos egressos 06.4. Acompanhamento dos estudantes e tutoria | A EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA DE ELÉTRICA E ANÁLISE DE UM ACOMPANHAMENTO COMPLEMENTAR EM DISCIPLINAS DE CÁLCULO E CIRCUITOS ELÉTRICOS | Ver |
3438 | COBENGE21 09. Formação cidadã 09.1. Gênero, inclusão, diversidade e pluralidade | A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO PROPOSTA PARA AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS CURSOS DE ENGENHARIA | Ver |
3396 | COBENGE21 14. Temas transversais à Educação em Engenharia 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | A FORMAÇÃO PLENA DO ENGENHEIRO NAS UNIVERSIDADES, ALÉM DO CÁLCULO: A COMUNICAÇÃO ORAL COMO BASE PARA UM BOM PROFISSIONAL DA ENGENHARIA | Ver |
3491 | COBENGE21 10. Formação e capacitação docente 10.4. Formação docente continuada | A IMPLANTAÇÃO DE UM NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA | Ver |
3641 | COBENGE21 02. Perfil do egresso e formação por competências 02.2. Como contemplar o desenvolvimento do perfil do egresso no curso | A IMPORT NCIA DO DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS NA FORMAÇÃO E INSERÇÃO DO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA NO MERCADO DE TRABALHO | Ver |
3494 | COBENGE21 07. Curricularização da Extensão 07.2. Programas e projetos de extensão | A Importância da Atividade Extensionista na Formação Acadêmica e na Cidadania: proposta de projeto de extensão | Ver |
3672 | COBENGE21 09. Formação cidadã 09.1. Gênero, inclusão, diversidade e pluralidade | A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITARIA NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL | Ver |
3721 | COBENGE21 14. Temas transversais à Educação em Engenharia 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AS MULHERES DA ENGENHARIA QUÍMICA E A DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS NO COMBATE AO COVID-19 | Ver |
3372 | COBENGE21 08. Programas especiais 08.2. Empresas juniores | A IMPORTÂNCIA DAS EMPRESAS JUNIORES PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE ALUNOS GRADUANDOS EM ENGENHARIA | Ver |
3533 | COBENGE21 12. Relação Universidades/Cursos com Empresas 12.2. Atividades de ensino e aprendizagem nas organizações empresariais | A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO FORA DA SALA DE AULA | Ver |
3449 | COBENGE21 09. Formação cidadã 09.1. Gênero, inclusão, diversidade e pluralidade | A INCLUSÃO DE GÊNERO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO POR MEIO DO IEEE WOMEN IN ENGINEERING UFBA | Ver |
3404 | COBENGE21 08. Programas especiais 08.7. Outras atividades acadêmicas complementares | A INFLUÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS NO DESENVOLVIMENTO DOS DISCENTES DO DEPARTAMENTO DE ENG. DE MINAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO | Ver |
3541 | COBENGE21 04. Avaliação de ensino/aprendizagem 04.1. Avaliação da aprendizagem de conteúdo | A INFLUÊNCIA DO SISTEMA REMOTO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA AOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFOP | Ver |
3735 | COBENGE21 14. Temas transversais à Educação em Engenharia 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | A INSERÇÃO DO DISCENTE DE ENGENHARIA EM PROJETOS REALIZADOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 E AS CONSEQUÊNCIAS NA SUA FORMAÇÃO | Ver |
3546 | COBENGE21 13. Interação com o ensino fundamental e médio 13.2. Formas de despertar vocações | A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ESTÍMULO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL DE APOIO AO ENSINO NA ÁREA DE ELETROTÉCNICA | Ver |
3540 | COBENGE21 13. Interação com o ensino fundamental e médio 13.2. Formas de despertar vocações | A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO: REVISTA DE ATIVIDADES PARA AUXÍLIO NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | Ver |
3550 | COBENGE21 08. Programas especiais 08.7. Outras atividades acadêmicas complementares | A MATEMÁTICA NA ENGENHARIA - UM PROJETO VOLTADO PARA A BUSCA DE UM PROBLEMA CONTEXTUALIZADO | Ver |
3412 | COBENGE21 02. Perfil do egresso e formação por competências 02.2. Como contemplar o desenvolvimento do perfil do egresso no curso | A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO: VISÕES DE UM COORDENADOR DE CURSO, DE UM DOCENTE E DE SETE EGRESSOS | Ver |