Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3550

A MATEMÁTICA NA ENGENHARIA - UM PROJETO VOLTADO PARA A BUSCA DE UM PROBLEMA CONTEXTUALIZADO;

Karina Bradaschia Rocha, Eloiza Gomes, Juliana Martins Philot;

COBENGE21

[72] 08. Programas especiais

[269] 08.7. Outras atividades acadêmicas complementares

As pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem da Matemática nos cursos de Engenharia têm sido foco de atuação de muitos docentes, especialmente no âmbito do COBENGE. As autoras desse artigo, desde 2018, demonstram interesse e preocupação em oferecer o melhor ensino ao estudante, com objetivo de motivá-lo por meio da utilização de eventos contextualizados. Nesse artigo, apresenta-se a organização de um curso, desenvolvido no âmbito dos Projetos e Atividades Especiais (PAE), que são oferecidos aos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior como parte das atividades complementares. O objetivo principal do curso, denominado "Aplicações de Cálculo Vetorial na Engenharia", é oferecer ao estudante a oportunidade de compreender melhor como os conceitos matemáticos dessa área são utilizados nos fenômenos estudados na Engenharia. Por meio de pesquisas, os discentes elencaram problemas e detalharam como a Matemática está inserida em suas soluções. A dinâmica de trabalho com os estudantes propiciou o desenvolvimento/mobilização de algumas competências descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia.

Cálculo Vetorial, DCN, Engenharia, Matemática.
Voltar