Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3629

A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA PARA A FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS DO FUTURO;

Jéssica Mendes Jorge, Andrea Cristina dos Santos;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

As mudanças impulsionadas pelas tecnologias impactam os modelos de negócio, produtos, serviços e sistemas técnicos que exigem profissionais capazes de atuar com equipes multidisciplinares e combinar diferentes áreas de conhecimento para gerarem soluções que resolvam o problema não só no aspecto técnico, mas também considerando o seu impacto econômico, social e ambiental. Deste modo, os engenheiros do futuro devem ser formados em ambientes de aprendizagem que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas, metodológicas, pessoais e sociais. Esses ambientes são compostos pelas metodologias de aprendizagem ativa, que têm como pilares a aprendizagem centrada no aluno, autonomia, reflexão, problematização da realidade, trabalho em equipe, inovação e o professor como facilitador. Para verificar quais habilidades e competências são desenvolvidas pelas metodologias ativas, foi desenvolvido um estudo de caso com uma disciplina da Universidade de Brasília, cujo resultado permitiu verificar a efetividade dessas metodologias.

metodologias de aprendizagem ativa; engenheiros do futuro; ambientes de aprendizagem.
Voltar