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Artigo


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A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO PROPOSTA PARA AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS CURSOS DE ENGENHARIA;

Marinilda Lima, Andrea de Matos Machado, Jorsiele Damasceno Cerqueira, Adalicio José de Almeida Neto, brenda silva de alencar, Jéssica Morais de Andrade, Gabriela Lino dos Santos Silva;

COBENGE21

[73] 09. Formação cidadã

[270] 09.1. Gênero, inclusão, diversidade e pluralidade

Várias ações buscam fortalecer e ampliar a presença das mulheres nas áreas de STEM. As ações estruturadas visam inspirar e motivar mulheres e meninas para atuar na ciência. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar as ações sócio educativas do projeto educacional, cujo intuito versa sobre o desenvolvimento de kits didáticos, protótipos educacionais a serem utilizados em oficinas e dinâmicas na perspectiva de aproximar, inspirar e orientar meninas do ensino médio e ou fundamental, quanto ao ingresso em carreiras voltadas às ciências exatas, especificamente, nos cursos de engenharias. O projeto de caráter interdisciplinar envolve as disciplinas: desafios automação, desenvolvimento de produtos (planejamento estratégico dos requisitos projetuais, ciclo de vida do produto, princípios de solução e construção de protótipos) atrelado ao conceito de economia circular. Referente à metodologia, o projeto contempla: a construção de protótipos; elaboração dos desafios; consolidação dos modelos e realização das oficinas. Os resultados preliminares demonstram a articulação, construção e consolidação de uma rede de apoio integrada cujas ações buscam inspirar, capacitar e potencializar o ingresso e aumento da participação feminina na área da ciência

Formação Interdisciplinar; Engenharia; Mulher; STEM; Robótica.
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