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A FORMAÇÃO PLENA DO ENGENHEIRO NAS UNIVERSIDADES, ALÉM DO CÁLCULO: A COMUNICAÇÃO ORAL COMO BASE PARA UM BOM PROFISSIONAL DA ENGENHARIA;
LUIZ GUSTAVO LOPES PENNA, MOACYR ALVES BRETAS LAGE, TIAGO C?ZAR FONSECA, VICTOR GABRIEL SANTOS QUEIROZ DE JESUS, RENATA DOS SANTOS;
COBENGE21
[78] 14. Temas transversais à Educação em Engenharia
[289] 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
Este artigo aborda a discussão sobre a importância da comunicação oral para a vida profissional do engenheiro, decorrente da formação plena nas universidades, além do cálculo. O principal objetivo é apresentar a relevância desse conceito para a engenharia, dado que grande parte dos jovens técnicos da área, na atualidade, não dominam a arte da oratória, apresentando problemas para socializar raciocínios e ideias e, consequentemente, gerando problemas para a empresa na qual estão empregados. Como revisão de literatura, são descritas as características fundamentais da comunicação oral, bem como sua relação com o estudo do cálculo, além de discutir métodos e esforços difundidos e promovidos, respectivamente, por especialistas e pelas instituições acadêmicas, para aprimorar essa competência. Diante disso, estabeleceu-se que a oralidade é fundamental para a formação profissional do engenheiro, e as universidades, já cientes disso, buscam formas diferenciadas para incentivar o exercício dessa competência. Apesar de tudo, ainda se mostra pouco eficiente, sendo necessário ampliar a quantidade de projetos universitários e, principalmente, conscientizar o discente sobre a importância dessa competência, a fim de evoluir, de forma mais eficaz, as habilidades orais comunicativas entre os estudantes e, por conseguinte, formar profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho.
Comunicação. Oratória. Cálculo. Engenharia. Projetos de extensão.