Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3754

A CASA DA QUALIDADE - PRÁTICAS E DINÂMICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM;

Felipe Lopes Roberto, Maria do Carmo Duarte Freitas;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Objetivo: apresentar uma dinâmica para o ensino da ferramenta Quality Function Deployment - Desdobramento da Função Qualidade (QFD), para compreensão do seu uso e aplicação. Método: A proposta visa a aplicação da ferramenta QFD, assim como a elaboração da matriz, de modo empírico em uma situação real ou fictícia. Resultados: Como resultados têm-se a apresentação das etapas da dinâmica QFD. Para o desenvolvimento da mesma faz-se necessário a apresentação do cliente, logo em seguida sugere-se para esta dinâmica, a formação de equipes, projetando o compartilhamento de informações entre os integrantes. O docente deverá compartilhar um estudo de caso (fictício ou não), apresentando a problemática para a aplicabilidade da ferramenta (QFD). Depois de realizada a leitura, pelo docente, das informações do estudo de caso, os alunos deverão identificar os requisitos do cliente e do produto. Para esta etapa, os discentes poderão questionar-se a respeito da carência de informações no que se refere ao cliente. Para a próxima etapa, é necessária a definição de representação das relações fraca, mediana e forte. Na última etapa, o aplicador da dinâmica mostrará produtos com potencial para a resolução dos problemas expostos anteriormente pelo cliente. Conclusão: Conclui-se que a utilização de metodologias ativas promovem o protagonismo por parte do discente, assim como a tecnologia possibilita a ampliação de novos conhecimentos e a otimização das práticas de ensino. A aplicação de novas metodologias para o processo de ensino e aprendizagem exigirá dos docentes dos cursos de engenharia a criação de condições para a efetiva construção de conhecimento, objetivando despertar o interesse dos alunos em aulas presenciais ou no ambiente virtual.

Desdobramento da Função Qualidade, Processo Ensino -Aprendizagem, Metodologias Ativas, Qualidade.
Voltar