3412
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO: VISÕES DE UM COORDENADOR DE CURSO, DE UM DOCENTE E DE SETE EGRESSOS;
FABIANA SATIE TANNO, LAURA CRISTINA YASUOKA ASSAD, RAFAEL RODRIGUES DINIZ LACERDA PIRES, BARBARA LUTAIF BIANCHINI, ELOIZA GOMES, GABRIEL LOUREIRO DE LIMA;
COBENGE21
[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências
[239] 02.2. Como contemplar o desenvolvimento do perfil do egresso no curso
O objetivo deste artigo, subsidiado pela Teoria A Matemática no Contexto das Ciências (TMCC) e pela etapa consequente da Dipcing, uma metodologia de elaboração de currículos a ela atrelada, é compreender, a partir de dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, quais as visões de um coordenador de curso, um docente e sete egressos da graduação em Engenharia de Produção acerca de cinco temáticas. São elas: a caracterização de um engenheiro de produção e seus principais setores de atuação; as percepções dos egressos, em suas épocas de estudantes, a respeito das disciplinas matemáticas presentes em seus cursos de graduação e as dificuldades nelas enfrentadas; o papel da Matemática na formação do engenheiro de produção e como essa ciência deveria ser abordada neste curso; o que é exigido, em relação à mobilização de conceitos matemáticos durante os cotidianos profissionais de engenheiros de produção em atuação em diferentes setores; e aspectos importantes da Matemática para o mercado de trabalho não contemplados na formação inicial do engenheiro de produção. Como um dos resultados da pesquisa, destaca-se que, na visão dos egressos, a Matemática estudada no ensino superior, embora na maioria das vezes não seja diretamente aplicada em seus cotidianos profissionais, lhes possibilitaram o desenvolvimento de habilidades de pensamento, além de formação e atitude científica, crítica e analítica, que beneficiam o enfrentamento de situações relacionadas a diferentes conteúdos que são mais utilizados no cotidiano profissional e desenvolve um tipo de raciocínio que pode ser usufruído em todas áreas de atuação.
Engenharia de Produção. Papel da Matemática na formação. Egressos. Mobilização de conhecimentos matemáticos. Cotidiano profissional.