Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3541

A INFLUÊNCIA DO SISTEMA REMOTO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA AOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFOP;

CAIO CESAR GONZAGA ALVES, PAULO HENRIQUE LIBERATO DA SILVA, THIAGO DUARTE FIGUEIREDO, GABRIELA DE OLIVEIRA BRITO, CARLOS ALBERTO PEREIRA;

COBENGE21

[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem

[245] 04.1. Avaliação da aprendizagem de conteúdo

No curso de engenharia de minas da universidade federal de ouro preto a disciplina de metodologia científica consiste em uma das mais importantes ferramentas de aprimoramento da escrita científica e apresentação dos alunos à pesquisa acadêmica. Sendo fundamental no desenvolvimento do aluno, o Ensino da disciplina foi significativamente afetado pelo isolamento social provocado pela pandemia e pela consequente implementação do período letivo especial (PLE), com aulas virtuais e ensino de forma remota. Assim, o artigo visa avaliar as mudanças geradas pelo Ensino remoto e o impacto do mesmo no aprendizado dos alunos. Por meio de um questionário enviado após o período letivo aos discentes e consulta ao professor da disciplina, foi realizado o levantamento de dados e análise do discurso do sujeito coletivo a partir das respostas obtidas, destacando o ponto de vista dos próprios consultados. As respostas dos alunos evidenciaram fatores limitantes a qualidade do Ensino, como a falta de conexão satisfatória de internet, de horários para estudo e de ambientes adequados para o acompanhamento das atividades. Além disso, destacou-se a insegurança provocada pelo isolamento social, atrapalhando o rendimento dos discentes. Contudo, foi observado que a produtividade da turma permaneceu satisfatória, assim como os próprios discentes confirmaram que o PLE não influenciou significativamente sua produtividade, mesmo com o aumento no numero de reprovados. Por fim, foi sugerida a adoção de mais aulas assíncronas, flexibilização de prazos e um acompanhamento mais próximo por parte da instituição de Ensino em relação aos alunos, principalmente em relação a saúde mental dos mesmos.

Metodologia científica, aprendizagem eletrônica, métodos de ensino
Voltar