Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3574

A DISCIPLINA DE CÁLCULO NUMÉRICO E SUA RELAÇÃO COM A ENGENHARIA: APLICAÇÕES E POTENCIALIDADES;

Andromeda Goretti de Menezes Campos, Danieli Soares de Oliveira;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[243] 03.3. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

O presente trabalho visa apresentar e discutir a importância da disciplina de cálculo numérico para alunos de graduação em engenharia, sobretudo em temas correlatos a formação dos discentes, visando mostrar as potencialidades deste conjunto de ferramentas/métodos usados para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada. Esses métodos se aplicam a problemas que não apresentam uma solução exata e que, por este motivo, precisam ser resolvidos numericamente. Em especial, este artigo apresenta experiências exitosas verificadas no curso de graduação em Engenharia de Produção do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cariacica. Grande parte dos problemas trabalhados nas disciplinas básicas e específicas dos cursos de graduação na área de engenharia surgem da observação da sociedade, da indústria, da natureza, dentre outros aspectos, e tais problemas podem ser descritos por meio de modelos matemáticos, modelos estes que devem ser muitas vezes modelados numericamente para a obtenção de resultados e conclusões. Neste trabalho serão apresentadas temáticas relacionadas a cálculo numérico e outras disciplinas básicas do curso de engenharia. Alguns exemplos: soluções de mecânica dos fluidos e fenômenos de transporte; análise de dados ambientais, relacionados à disciplina de ciências do ambiente; e avaliação econômica e financeira de projetos de engenharia. Em todos os trabalhos desenvolvidos foram realizadas atividades alternativas com os discentes utilizando tecnologias digitais e metodologias ativas, visando garantir que os estudantes se mantivessem motivados e estimulados para desenvolver as atividades propostas. Desta forma, espera-se com este trabalho incentivar outros docentes a propor atividades diversificadas relacionando os conteúdos de cálculo numérico com outras áreas de interesse dos alunos, diretamente relacionadas a sua área de formação, de forma a ampliar suas possibilidades de resolução de problemas e análise crítica.

Cálculo numérico. Ensino de engenharia. Metodologias ativas. Aprendizagem Baseada em Problemas.
Voltar