Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3401

"COMPETÊNCIA" NAS METODOLOGIAS ATIVAS E A IMPORTÂNCIA DE SEUS SIGNIFICADOS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIENTISTA;

ROG?RIO BASTOS QUIRINO, GILMAR BARRETO;

COBENGE21

[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências

[240] 02.3. Como assegurar a formação do engenheiro inovador e/ou do engenheiro empreendedor e/ou do engenheiro professor

O artigo discute o conceito de competências em educação em engenharia sob a ótica da formação do engenheiro com fundamentos e visão para a criação, domínio e desenvolvimento da ciência. Inegavelmente, existe um crescente aprofundamento no conceito de aprendizagem por competências em várias áreas da educação, formação e desenvolvimento profissional. Principalmente na aplicação das metodologias ativas, as competências são comumente consideradas para superar os níveis de conhecimento e habilidades, enquanto seu excedente é pensado para responder pela aplicação efetiva dos conhecimentos e habilidades disponíveis em um contexto específico. Infelizmente, junto com essa tendência, o termo "competência" tem sido utilizado de muitas maneiras diferentes na educação em engenharia, sem que nenhuma delas incorpore a formação do engenheiro com perfil científico. Como subsídio, utiliza-se uma abordagem de como as competências são pensadas para se relacionar com conhecimentos, habilidades e atitudes, e analisa o significado e a validade de uma das visões sobre competências. Nela, o termo tem significado adicional para o termo habilidades, o que é imprescindível à formação do engenheiro cientista. O principal aspecto tratado neste artigo de formação do engenheiro cientista é de que há necessidade de se pensar numa "competência" no sentido de não necessariamente satisfazer uma expectativa de requisito. Além disso, o artigo trata da explicação teórica do termo, aqui compreendida e denominada como "competência acadêmica-científica".

Ensino em Engenharia. Metodologias Ativas. Competências. Habilidades. Ciência e Tecnologia.
Voltar