Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3710

A DELICADA TAREFA DE AVALIAR A APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM STEM;

Laurete Zanol Sauer, Isolda Gianni de Lima, Derlise Fiametti Xavier, Diana Isabel de Araújo Mesquita, Dianne Magalhães Viana, Odilon Giovannini, VALQUIRIA VILLAS BOAS GOMES MISSELL;

COBENGE21

[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem

[247] 04.3. Avaliação como parte do processo de ensino/aprendizagem

Neste trabalho, tomamos como ponto de partida a eficácia, já comprovada, da utilização de estratégias e métodos de aprendizagem ativa na área de STEM. Com efeito, entendemos, que se trata de uma alternativa metodológica para dar conta, não somente da superação de dificuldades relacionadas à aprendizagem, mas também para atender às expectativas quanto ao perfil e às competências que nossos estudantes precisam desenvolver. Diante dessas considerações, justificamos nossas concepções sobre os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação e apresentamos algumas possibilidades já identificadas, de estratégias de aprendizagem ativa e de avaliação, passíveis de promoverem o desenvolvimento de competências, no contexto das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Engenharia.

Avaliação, Competências, STEM, Educação em engenharia, DCNs
Voltar