Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3745

A COMPILAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CONCEITOS ENXUTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL;

Micaella da Silva Teixeira Rodrigues, Maria Micheline Barreto Gomes, Luiz Fernando Mahlmann Heineck;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Esta pesquisa tem como objetivo reunir e analisar os principais jogos didáticos e simulações de gerenciamento da produção existentes no Brasil e a nível internacional, agrupando-os em tópicos de interesse para ensino desta disciplina voltada à indústria da Construção Civil. Para tal, procuraram-se artigos referentes ao assunto nos anais de encontros de engenharia de produção, congressos de ensino em engenharia, sites relacionados e periódicos eletrônicos. Também foram analisados relatórios de aplicação de jogos em sala de aula, procurando-se visualizar que conceitos eram trabalhados nestes jogos e que conclusões os alunos extraíam de suas aplicações. Como resultado da análise elaborou-se um quadro resumido das características destes jogos, voltado para aspectos práticos e tópicos por eles abordados. Ao final da análise foi constatado que grande parte dos tópicos do Just-In-Time, de estabilidade e padronização de processos tinham sido abordados, entretanto, a parte de autonomação, um dos pilares do Sistema Toyota de Produção não tinha sido bem trabalhada, ficando como sugestão a elaboração de jogos contemplando conceitos deste pilar. Além disso, sugerem-se algumas modificações em três dos jogos analisados, finalizando com questionamentos a respeito das perspectivas sobre jogos didáticos para ensino de gerenciamento da produção.

Jogos, Produção enxuta, Gerenciamento da Produção, Construção Civil
Voltar