2864
A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;
MACILENE MARIA MONTEIRO MAIA, BRENO BARROS TELLES DO CARMO, RENATA LOPES JAGUARIBE PONTES;
COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem
As metodologias ativas colocam o discente no centro do processo de aprendizagem, estimulando a criatividade e a autonomia, entre outras competências. Esta pesquisa avalia a percepção discente acerca da utilização da aprendizagem baseada em projetos na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção em três dimensões: competências desenvolvidas, desafios e dificuldades e ambiente de aprendizagem, comparando os resultados obtidos com o que é preconizado na literatura. Foi utilizado um questionário baseado na escala Likert para a coleta dos dados. Os resultados revelaram que os discentes perceberam que a ABP proporciona um ambiente de aprendizagem criativo, dinâmico e contextualizado, além de aprimorar o pensamento crítico, a desenvoltura em trabalhos em grupo e a autonomia. O principal desafio identificado é a carga de trabalho potencialmente excessiva.
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP); Percepção discente; Metodologias ativas; Educação em engenharia.