Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1503

A APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES TRANSVERSAIS;

Flávio Yukio Watanabe, Armando Ítalo Sette Antonialli, Fabricio Tadeu Paziani, Fernando Guimaraes Aguiar, Osmar Ogashawara, Rafael Vidal Aroca, Sidney Bruce Shiki, Yu Kawahara;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Atualmente, os estudantes ingressantes nos cursos de graduação pertencem a uma geração que cresceu cercada de recursos tecnológicos resultantes de um processo evolutivo acelerado ocorrido nas últimas décadas, principalmente nas áreas de tecnologia da informação e da comunicação digital. Estas novas tecnologias têm acarretado uma série de mudanças de proporções globais nas áreas econômica, social e cultural, impactando diretamente as relações humanas nos campos pessoal, profissional e acadêmico. No campo acadêmico, há o agravante do conflito entre o modelo de ensino centrado no professor com formação tradicional e o perfil do aluno com menos habilidades sociais, mais ansioso e acostumado com a agilidade do mundo digital. Além disso, é notória a demanda por uma formação acadêmico-profissional mais completa que contemple não somente conhecimentos técnico-científicos, mas também o desenvolvimento de habilidades transversais necessárias ao bom desempenho profissional. Neste sentido, as metodologias ensino, aprendizagem e avaliação ativas apresentam-se como uma alternativa para se alcançar tais metas e a aprendizagem baseada em equipes (team-based learning - TBL) tem se mostrado uma estratégia eficaz no desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe. O presente trabalho discorre sobre a preocupação de uma formação acadêmico-profissional mais ampla, baseada não somente na aprendizagem de conceitos, mas também na aplicação destes em atividades realizadas coletivamente de forma ética e responsável, por meio da aplicação da estratégia TBL e em disciplinas de graduação de cursos de engenharia da UFSCar.

Aprendizagem ativa. Avaliação. TBL. Feedback. Soft skills.
Voltar