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A "PEDAGOGIA ESPAÇO-TEMPO" NO ENSINO DA ENGENHARIA;

GERALDO NUNES DE QUEIROZ, DANIELE DOS SANTOS LIMA, DANIEL LUCAS COSTA CERQUEIRA;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Neste artigo são apresentadas considerações sobre a possibilidade de intensificação do desenvolvimento de novas metodologias de ensino em Engenharia, baseadas na consideração da "Pedagogia Espaço-Tempo". As pedagogias de ensino tradicionais adotam, invariavelmente, o procedimento de iniciar com a apresentação de conceitos simples e considerados básicos e à medida em que estes conhecimentos são absorvidos, avançar para o complexo, até o ápice de declarar o aprendiz em condições de encerrar a sua formação. Isto significa adotar uma concepção tempo-espaço, pois envolve a transmissão de conhecimentos que apresentam dificuldades crescentes no tempo, até que o indivíduo esteja em condições de atuar, na sociedade, ocupando o "espaço" para o qual foi preparado. Neste contexto, os projetos pedagógicos de nossos cursos superiores iniciam com as disciplinas básicas, avançam para as profissionalizantes e optativas e concluem com os estágios e trabalhos de conclusão de curso. Entretanto, nosso desenvolvimento científico e tecnológico impõe-nos a preparação dos indivíduos para o limiar da chamada era da "indústria 4.0" para a qual, embora a "armazenagem" de conhecimentos - objetivo principal das pedagogias tempo-espaço - permaneça importante, a capacidade de "desenvolver novos conhecimentos" torna-se indispensável. Porque não desenvolver uma "Pedagogia Espaço-Tempo" na qual o conhecimento seja construído iniciando-se pela experimentação do objetivo (output) e concluído pela assimilação das ferramentas básicas (Input)? Abordar essa questão é o objetivo deste trabalho.

Aprendizagem em Engenharia, Inovação na Metodologia de Ensino, Nova Pedagogia de Ensino
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