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Artigo


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10 ANOS DA LEI DA ENGENHARIA PÚBLICA E O POTENCIAL DE ENSINO PROPEDÊUTICO EM ENGENHARIA CIVIL;

Antonio Carlos Santos do Nascimento Passos de Oliveria, Lygia Maria Policarpio Ferreira, DENILSON COSTA DA SILVA, Rafaela Nazareth Pinheiro de Oliveira Silveira, ALAN MONTEIRO BORGES;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

A lei federal 11.888, de 24 de dezembro de 2008, assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita, para o projeto e a construção de habitação de interesse social. Um dos entes listados na referida lei são as universidades. Nesse sentido, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) oportunizou a formalização da prestação de serviços à comunidade com hipossuficiência econômica, como possibilidade de atendimento a referida lei e permitir um ensino e aprendizagem baseado em uma metodologia ativa (Problem Based Learning), com intuito de estimular o desenvolvimento de uma educação propedêutica no curso. Através desse estudo de caso foi possível perceber o engajamento dos estudantes na resolução de problemas de engenharia civil de diversas áreas, a partir da elaboração de projetos para dilemas de uma cidade no interior da Amazônia Oriental, local em que se situa a Unifesspa. Foi percebido um desenvolvimento da capacidade organizacional, de expressão gráfica e de gerenciamento de projetos e processos, por parte do discentes envolvidos, além da consolidação de conceitos visto apenas em caráter teórico até então. É válido ressaltar que os projetos tornaram possível tratar de temas transversais de ensino (Direitos Humanos, Acessibilidade, Gênero e Diversidade, Meio Ambiente, Cidadania) recomendados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia, por meio dos projetos desenvolvidos, o que empiricamente é tomado como dificultoso por docentes que ministram matérias como Fundações, Tecnologia da Construção ou Estruturas, dentre outras da grade de engenharia civil, que foram envolvidas na elaboração dos projetos.

Engenharia Pública. Temas Transversais. Método Ativo
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