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"CONCEITOS FÍSICOS SOB ANÁLISE CTS": UMA UNIDADE CURRICULAR OPTATIVA EXTENSIONISTA;

Keli Cristina Maurina;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

A componente Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) é recomendada aos cursos de Engenharia há algumas décadas por referenciais reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. A formação efetiva de um cidadão pleno, que possa opinar e tomar decisões mais assertivas com relação a um contexto cada vez mais tecnológico, do qual a ciência tem grande influência e consequentemente, gera impactos a sociedade, é altamente relevante. Esse perfil obviamente também se prolonga ao futuro profissional de Engenharia, que terá uma formação mais elaborada perante a componente CTS. Nesse sentido, em uma instituição de ensino superior com a denominação tecnológica, como é o caso da UTFPR, nos parece ainda mais propício a abordagem CTS. No campus Pato Branco, contudo, não consta explicitamente na grade curricular dos cursos de Engenharia, essa temática. Desse modo, elaborou-se a unidade curricular "Conceitos físicos sob análise CTS", com caráter optativo e extensionista, de modo a contemplar as discussões CTS e seus desdobramentos.

CTS; Extensão; Unidade curricular; Física.
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