Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2094

A AÇÃO ERGONÔMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM: UTILIZAÇÃO PRÁTICA DA FERRAMENTA DE ERGONOMIA "RULA" NUMA ABORDAGEM DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE SITUAÇÃO REAL TRABALHO;

Marcello Silva e Santos, Jailson Freire de Almeida;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A contextualização de conteúdos teóricos é fundamental na assimilação de conceitos de disciplinas associadas aos processos de gestão da produção, como é o caso da Ergonomia. Este artigo apresenta o resultado de uma orientação de projeto de final de curso (TCC), onde o aluno, a partir de um referencial teórico, identificou a possibilidade de aplicação de uma ferramenta de Ergonomia de forma a mitigar os possíveis impactos causados pela digitação de papeletas no sistema de coleta de ponto, visando resultados positivos tanto em termos técnicos como em relação aos índices epidemiológicos, com reflexo evidente na produtividade. Em termos da formação acadêmica, os resultados comprovam que a adoção de recursos como Estudos de Caso e outras formas de contextualização de conceitos teóricos, motivam o aluno a buscar o conhecimento, aprendendo na prática o que muitas vezes se perde na transmissão dos conteúdos em sala de aula.

Estudo de Caso. Contextualização. Ergonomia.
Voltar