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Artigo


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Competências docentes do professor de engenharia;

Giovanna Nogueira Pocetti, Octavio Mattasoglio Neto;

COBENGE23

[101] 10. Formação, Capacitação e Avaliação Docente

[319] 10.Formação, Capacitação e Avaliação Docente

Este trabalho tem por objetivo estruturar o instrumento para o levantamento de dados sobre as competências que os professores do curso de engenharia devem ter para proporcionar aos seus egressos, ao longo da formação, as competências requisitadas nas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais). As competências são características que caso os professores não possuam ou tenham dificuldades em desenvolver, não estarão aptos o suficiente para lecionar em uma turma de ensino superior. Isso se justifica porque, os estudantes de engenharia dependem dessas competências para desempenhar as atribuições necessárias para se destacarem e serem introduzidos no mercado de trabalho. Por sua vez, à medida que o professor percebe, reconhece e entende que essas competências são promissoras, ele pode aderir de modo mais engajado no seu uso. Foi realizado um levantamento bibliográfico e, com base em trabalhos anteriores e nas DCNs dos cursos de Engenharia, construiu-se um quadro que sintetiza as ideias dos diversos autores em 13 principais competências, este será utilizado no futuro levantamento de dados para o desenvolvimento de um questionário, que permitirá indicar quais competências um grupo de professores de uma Instituição de Ensino Superior tem. Uma das contribuições deste trabalho é que as instituições de ensino devem se atentar a essas características no momento da seleção dos professores de engenharia ou do seu treinamento, pois eles serão a base da formação dos alunos e, se as competências forem um fator decisivo e bem compartilhado entre os professores, a instituição formará alunos competentes não só no quesito técnico mas também nas competências transversais.

Competências docentes. Educação em engenharia. Ensino superior.
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