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COMPARATIVO ENTRE SIMULADORES APLICÁVEIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL VISANDO O ENSINO REMOTO;

Camile Ribeiro Texca, Eduarda de Matos Maria, Giovana Leal, Beatriz dos Santos Pês, Marcos Santos Hara, Diego Tefili;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[253] 05.6. Prática laboratorial presencial, remota e simulada

A pandemia de COVID-19 impôs uma série de dificuldades à sociedade. Dentre estas, a necessidade de ensinar e aprender de forma remota e emergencial. A modalidade de ensino remoto é especialmente desafiadora em cursos com alta carga tecnológica, nos quais as aulas experimentais em laboratório são fundamentais para a melhor compreensão dos conceitos. Na Engenharia Elétrica e suas ramificações, que demandam o entendimento de diversos fenômenos abstratos, os laboratórios são de particular importância. Simuladores têm grande potencial para auxiliar tanto docentes quanto discentes no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, dada a grande gama de simuladores disponíveis, escolher um que se encaixe bem em cada situação pode não ser uma tarefa simples. Sendo assim, este trabalho propõe a elaboração de um quadro comparativo de simuladores disponíveis para disciplinas técnicas nas áreas de Engenharia Elétrica e Automação Industrial, elencando algumas de suas vantagens e desvantagens. Os simuladores foram listados e avaliados segundo uma série de critérios relacionados a custo, acessibilidade, plataforma de hardware necessária, usabilidade e praticidade. Foram avaliadas 28 componentes curriculares, para as quais foi possível sugerir 35 ferramentas de simulação. Os resultados obtidos até o momento são apresentados na forma de tabelas que sintetizam características importantes e visam facilitar escolhas e aplicações por discentes, docentes e gestores de instituições de ensino.

Simuladores; Educação em Engenharia Elétrica; Ensino Remoto; Ferramentas Computacionais
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