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Como o estudo das mudanças climáticas desenvolve as características do perfil do egresso do curso de engenharia;

Rafael Amaral Shayani;

COBENGE23

[92] 01. Transição Energética na Educação em Engenharia

[310] 01. Transição Energética na Educação em Engenharia

O presente artigo apresenta a os objetivos, a concepção, a metodologia, os resultados e as experiências obtidas com a disciplina de graduação Engenharia e Mudanças Climáticas. Muito mais do que apenas informar os estudantes sobre a crise climática e possíveis soluções, a disciplina visa trabalhar as características do perfil do egresso, especialmente ética, atuação comprometida com desenvolvimento sustentável, visão holística e humanista, consideração de aspectos ambientais, cooperação, consideração de aspectos globais e atuação comprometida com responsabilidade social. A disciplina utilizou elementos de metodologias de aprendizagem ativa, notadamente aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e revisão por pares. O conteúdo utilizado foi baseado nos relatórios do IPCC. Como conclusão, os estudantes obtiveram uma visão mais ampla de como a engenharia pode contribuir para acelerar a transição energética e como o desenvolvimento sustentável pode ser abordado em todas as áreas da engenharia, além de proporem projetos que possibilitem promover o crescimento do país, de forma alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

educação em engenharia, mudanças climáticas, transição energética, engenharia para o desenvolvimento sustentável.
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