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Artigo


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COMPARTILHAMENTO DE SABERES ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA;

Alice Menezes Monteiro, Leyla Marlene García Bances, Valter Lúcio de Pádua;

COBENGE21

[78] 14. Temas transversais à Educação em Engenharia

[289] 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

A concepção e proposição de ações de extensão universitária exigem, em primeira instância, o conhecimento da realidade socioeconômica e cultural das populações a serem envolvidas. Tendo em vista a grade curricular das Engenharias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a relevância do compartilhamento de saberes acadêmicos e profissionais associados ao meio ambiente e saneamento, a disciplina "Projetos de Extensão Universitária da Engenharia" foi concebida. As atividades foram realizadas em 2 municípios com população inferior a 20.000 habitantes, Santa Maria do Salto-MG e São Brás do Suaçuí-MG, tendo sido voltadas para trabalhadores da área de saneamento e meio ambiente. No contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), foram realizadas 7 oficinas para compartilhamento de saberes entre estudantes, trabalhadores da área de saneamento dos municípios selecionados e especialistas na temática. As oficinas contemplaram os seguintes assuntos: levantamento de temáticas de interesse aos trabalhadores; recursos hídricos; resíduos sólidos; e esgotamento sanitário. Apesar das oficinas terem sido integralmente online e terem necessitarem alguns pontos de melhoria, a metodologia aplicada para a condução dos conteúdos demonstrou-se efetiva, tendo em vista o envolvimento de todos os 24 participantes e construção de novos saberes de forma colaborativa e participativa.

compartilhamento; saberes acadêmicos; saberes profissionais; saneamento; ensino de engenharia.
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