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COMPARATIVO DA UTILIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS ADAPTADA (ABPA) NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO UNIDEP;

Keli Starck, Edegar Luiz Del Sent;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

A necessidade de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativos abriu espaço para as metodologias ativas que evidenciam o protagonismo e a autonomia discente na ressignificação dos conteúdos a partir da valorização das experiências pessoais. Nesse sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP apresenta-se como uma alternativa que considera o conhecimento prévio do aluno aplicado a um problema específico para que a aprendizagem se efetive a partir da participação ativa do aluno. O objetivo deste estudo foi comparar a aplicação da estratégia de Aprendizagem Baseada em Problemas Adaptada - ABPa, em diferentes turmas do curso de engenharia civil do Centro Universitário de Pato Branco - UNIDEP, localizado no Estado do Paraná. Para a investigação dessa problemática, a metodologia utilizada consistiu em uma investigação quali-quantitativa descritiva. A intervenção pedagógica, objeto deste estudo, ocorreu em turmas distintas de quinto e sétimo períodos, nos anos de 2018, 2019 e 2020, de modo que fosse possível traçar um comparativo entre as percepções dos discentes acerca da utilização da estratégia metodológica. Concluiu-se que, as vantagens e limitações da ABPa devem ser consideradas a partir da análise das especificidades de cada turma e do currículo proposto. Finalmente, deve ser ressaltado que, para haver a efetividade na utilização de metodologias ativas todo o processo deve ser centrado no aluno como aprendiz ativo e capaz de construir seu próprio saber. Acredita-se que, neste sentido, a utilização da ABPa tenha cumprido seu papel.

Aprendizagem baseada em problemas. Metodologias inovadoras. Protagonismo. Autonomia.
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