Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3389

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMCOMPETIÇÃO DE PONTES: ESTUDANTES EM PROL DE UM PROJETO DE ENSINO;

Lucas Henrique da Silva Coelho, Letícia Gabrielle Esteves Cardozo, Alexandre da Silva Galvão;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

A construção de modelos reduzidos de pontes em palitos de picolé vem sendo aplicada como uma metodologia de ensino em diversas instituições educacionais brasileiras. O presente trabalho relata a organização e o desenvolvimento de uma competição de pontes de palitos no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de São João Del Rei, durante os períodos letivos de 2018/2 a 2019/2. A iniciativa advém dos alunos do centro acadêmico do curso. Uma pesquisa foi realizada para comprovar o progresso do evento e seu potencial de impactar positivamente, tanto alunos organizadores, quanto competidores. Foi comprovado o seu papel como método de aprendizagem para consolidação dos conhecimentos relacionados as áreas de estruturas, adquiridos pelos estudantes no curso, através da aplicação de conceitos teóricos na prática.

Ensino. Engenharia. Competição. Pontes de palitos. Centro acadêmico.
Voltar