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Artigo


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Comparativo do Perfil Previsto nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores da Área de Energia e as Demandas de Mercado Profissional;

Matheus Ferrari Costa, Kleber Rocha Oliveira, Leandro Ferreira Pinto, Letícia Sabo Boschi, Claudia Gonçalves de Azevedo;

COBENGE22

[81] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso

[299] 03. Formação por Competências e Perfil do Egresso

A evolução das demandas e dos modelos de trabalho impulsionou a necessidade dos profissionais de engenharia obterem multidisciplinaridade e um conhecimento mais sólido. Nesse cenário, o profissional precisa almejar conhecimentos específicos e técnicos, além daqueles adquiridos na graduação. Torna-se necessário obter competências adicionais como, por exemplo, gestão de pessoas, estratégias e tomada de decisão, adversidades do mercado de trabalho, tecnologia da informação, entre outras competências e habilidades. Com essas exigências do mercado na formação profissional, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão tendo que se adaptar intensamente para atender a essas demandas. No entanto, nem todos têm essa competência. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os perfis dos egressos, propostos pelos projetos pedagógicos dos cursos da área de Engenharia, especificamente na área de conhecimento de Energia, das IES brasileiras, com cursos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e seus ofertas de emprego no setor, considerando oportunidades nacionais e internacionais.

ensino superior, projeto pedagógico de curso, mercado de trabalho, engenharia de energia
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