3975
COMO MOTIVAR O INGRESSANTE DE ESCOLA DE ENGENHARIA PARA O TRABALHO EM EQUIPE;
OSVALDO SHIGUERU NAKAO, JOSE AQUILES BAESSO GRIMONI;
COBENGE22
[84] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
[302] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
Com a intenção de acolher os ingressantes de uma escola de engenharia foi proposta uma atividade lúdica a ser realizada em grupos. Pretendeu-se despertar a motivação intrínseca. O Desafio do Marshmallow foi realizada em 18 minutos por times formados por 6 integrantes que tinham de construir uma estrutura, a mais alta possível, utilizando 20 (vinte) palitos crus de espaguete, 1 (uma) fita adesiva, 1 (uma) tira de barbante de 1 (um) metro e 1 (um) marshmallow. Esgotado o tempo, a estrutura deveria ser capaz de parar em pé, sustentando o marshmallow em seu ponto mais alto. Tratando-se de uma competição, a equipe vencedora foi a que montou a maior estrutura (medida a partir do tampo da mesa até o topo do marshmallow). Com o auxílio de um questionário verificaram-se os sentimentos percebidos durante a atividade e com relação ao resultado.
processo de ensino-aprendizagem, trabalho em equipe, motivação, educação em engenharia