Painel Administrativo >> Relatório de Artigos
Utilize o campo abaixo para pesquisar por título, palavra-chave, resumo ou código
ou selecione o filtro por evento, área ou sub-área.
Após digitar o filtro e selecionar o evento, a área ou sub-área cliquie em Filtrar
| Código | Evento/Área/Subárea | Título do Artigo/Autores | Ação |
|---|---|---|---|
| 114 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.5. Outros | A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA "INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PETRÓLEO" NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO | Ver |
| 724 | COBENGE17 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia 02.5. Outros | A Influência da IES na inserção do Engenheiro Eletricista no mercado profissional | Ver |
| 438 | COBENGE17 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia 03.4. Prática tutorial | A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA | Ver |
| 843 | COBENGE17 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio 08.2. Formas de despertar vocações | A INOVAÇÃO DO ENSINO COM CRIAÇÃO DE "USINAS VIRTUAIS" DE ENERGIA POR MEIO DA EFICIENTIZAÇÀO DE SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA | Ver |
| 571 | COBENGE17 05. Indissociabilidade entre a tríade ensino, pesquisa e extensão 05.4. A Engenharia e a Prática da Extensão | A INOVAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM/EXTENSÃO DE ENGENHARIA POR MEIO DE MODERNAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | Ver |
| 609 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade | A INSERÇÃO DOS ENGENHEIROS ELETRICISTAS EM CARGOS DE GESTÃO NO SEGUIMENTO DE GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA NO BRASIL. | Ver |
| 667 | COBENGE17 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia | A INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFC | Ver |
| 383 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem | A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ENGENHARIA ELÉTRICA - SISTEMA DE CONVERSÃO - KIT GERADOR DE ENERGIA - ASPECTOS TÉCNICOS E PEDAGÓGICOS | Ver |
| 276 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.2. Estratégias Pedagógicas | A linguagem como parte constituinte da Aprendizagem Ativa: discussão sobre inovações metodológicas na Educação em Engenharia | Ver |
| 173 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem | A LINGUAGEM SCRATCH NA INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | Ver |
| 86 | COBENGE17 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia | A MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE COMO PROPOSTA DE APRIMORAMENTO DOS PLANOS DE MANUTENÇÃO APLICADOS A UMA MÁQUINA EXTRUSORA | Ver |
| 782 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.2. Estratégias Pedagógicas | A MONITORIA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO | Ver |
| 634 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem | A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DA SEGUNDA SÉRIE DE ENGENHARIA SOBRE PROJETOS E ATIVIDADES ESPECIAIS COM ÊNFASE EM ENGENHARIA MECÂNICA | Ver |
| 860 | COBENGE17 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia 03.5. Outros | A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS INDICADAS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E DE COMO SÃO DESENVOLVIDAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA | Ver |
| 946 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.5. Outros | A plataforma open-source Arduíno e suas aplicações na engenharia civil para monitoramento de temperatura e umidade | Ver |
| 830 | COBENGE17 05. Indissociabilidade entre a tríade ensino, pesquisa e extensão 05.4. A Engenharia e a Prática da Extensão | A PRÁTICA DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO SOCIAL DO ENGENHEIRO CIVIL: PROJETO DE REGULARIZAÇÃO DE EDIFICAÇÕES DA PUC MINAS/BARREIRO | Ver |
| 851 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade | A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS ACADÊMICOS | Ver |
| 950 | COBENGE17 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia 04.3. Capacitação docente | A QUALIDADE DOS GRADUADOS EM ENGENHARIA: UM OLHAR SOBRE A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DIDÁTICO- PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE ENGENHARIA | Ver |
| 778 | COBENGE17 05. Indissociabilidade entre a tríade ensino, pesquisa e extensão 05.4. A Engenharia e a Prática da Extensão | A RECICLGEM DE MATERIAIS POLIMÉRICOS COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NOS CURSOS DE ENGENHARIA | Ver |
| 867 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem | A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA | Ver |
| 367 | COBENGE17 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia | A RELEVÂNCIA DA LINGUAGEM IMPESSOAL EM TEXTOS CIENTÍFICOS DA ENGENHARIA | Ver |
| 101 | COBENGE17 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio 08.1. Relato de experiências | A ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS | Ver |
| 718 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem | A SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM | Ver |
| 879 | COBENGE17 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia 04.3. Capacitação docente | A Transformação do Engenheiro Civil em Professor | Ver |
| 494 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem | A UTILIZAÇÃO DA FÓRMULA SAE COMO METODOLOGIA DE ENSINO NA ENGENHARIA MECÂNICA | Ver |
| 155 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem | A UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE PROCESSOS ESTOCÁSTICOS E SIMULAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DE RECEBIMENTO E ATENDIMENTO EM UM ARMAZÉM GERAL | Ver |
| 932 | COBENGE17 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem | A utilização do EES para a análise de problemas aplicados a engenharia com ênfase em Termofluidos | Ver |
| 315 | COBENGE17 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia | A Utilização do Scratch na otimização de cálculos de Granulometria da Areia | Ver |
| 599 | COBENGE17 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia 03.1. Políticas para redução da evasão e retenção | A VINCULAÇÃO DA MATEMÁTICA BÁSICA E A DISCIPLINA DE VETORES E GEOMETRIA ANALÍTICA | Ver |
| 655 | COBENGE17 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos de Engenharia e de Tecnologia 02.3. ENADE e Avaliação de Cursos | A VOZ DO CLIENTE NA MELHORIA CONTÍNUA DE CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA REGIÃO DE SALTO/SP | Ver |