101
A ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS;
JOS? TORRES COURA NETO, FERNANDO COSTA FERNANDES GOMES;
Arquivo não encontrado
COBENGE17
[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio
[27] 08.1. Relato de experiências
O modelo tradicional de ensino é baseado em um sistema que permite a passagem de informação do professor para o aluno. No entanto, novas metodologias de ensino-aprendizagem estão em constate aperfeiçoamento a fim de desenvolver o senso crítico e centrar todo o processo no aluno. Um desses processos é a aprendizagem baseada em problemas, na qual o aluno recebe informações para a solucionar determinadas questões. O presente trabalho descreve a realização de um Curso de Introdução à Robótica realizado no Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa por ocasião da Semana de Ciência e Tecnologia no segundo semestre do ano de 2016. Todo o curso foi baseado em metodologias ativas, que contam com esses novos processos de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi utilizada a placa de desenvolvimento Arduino e uma placa adicional (shield) com fins para o ensino de robótica educacional de um modo muito simples.
Robótica, Arduino, Ensino.