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Artigo


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A LINGUAGEM SCRATCH NA INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES;

FELIPE MASCARENHAS FRANCHINI MACHADO;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Nossa sociedade se encontra atualmente em uma situação de alto integração tecnológica. Tecnologias que além de facilitar nossas tarefas no dia, são ferramentas poderosas na hora de exercer a profissão, como a de engenheiro. Ferramentas como o MATLAB e circuitos microcontroladores como o Arduino, que cada a dia fica mais poderoso e financeiramente acessíveis requerem um nível de conhecimento em programação para o seu uso. Devido as inúmeras linguagens de programação que hoje existe, um aluno iniciando seus estudos na área pode ficar intimidado e não conseguir iniciá-los devidamente. Uma ferramenta recente para auxiliar na introdução no ensino de programação é o Scratch desenvolvido no Lifelong Kindergarden Group do MIT Media Lab. Scratch é uma aplicação gratuita que usa uma linguagem de programação visual. Pôde ser usado para criar animações e jogos, na aplicação de problemas físicos e matemáticos. O Scratch também oferece, em seu website, um acervo com diversos programas criados por outros usuários, programas que podem ser executados e editados no próprio website, fazendo assim o Scratch como um poderoso aliado na iniciação da aprendizagem na área de programação.

Scratch, Ensino-Aprendizagem, Programação.
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