COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
Nossa sociedade se encontra atualmente em uma situação de alto integração
tecnológica. Tecnologias que além de facilitar nossas tarefas no dia, são ferramentas
poderosas na hora de exercer a profissão, como a de engenheiro. Ferramentas como o
MATLAB e circuitos microcontroladores como o Arduino, que cada a dia fica mais
poderoso e financeiramente acessíveis requerem um nível de conhecimento em
programação para o seu uso. Devido as inúmeras linguagens de programação que hoje
existe, um aluno iniciando seus estudos na área pode ficar intimidado e não conseguir
iniciá-los devidamente. Uma ferramenta recente para auxiliar na introdução no ensino
de programação é o Scratch desenvolvido no Lifelong Kindergarden Group do MIT
Media Lab. Scratch é uma aplicação gratuita que usa uma linguagem de programação
visual. Pôde ser usado para criar animações e jogos, na aplicação de problemas físicos
e matemáticos. O Scratch também oferece, em seu website, um acervo com diversos
programas criados por outros usuários, programas que podem ser executados e
editados no próprio website, fazendo assim o Scratch como um poderoso aliado na
iniciação da aprendizagem na área de programação.
Scratch, Ensino-Aprendizagem, Programação.