Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


718

A SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM;

Pablo Miguel Garbeline, Walkyria Krysthie Arruda Gonçalves Martins, Gabriel Henrique Ayusso, Bruno Neves de Campos, Pierry de Freitas Perez, Júlia Francisca Marques Neves;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

: O avanço tecnológico nos últimos anos afetou diretamente o profissional de engenharia devido as exigências do setor produtivo. Assim, a graduação atualmente, deve estar em constante atualização para atender à demanda tecnológica. O curso de engenharia elétrica exige muito do aluno quando se fala em abstração, por que em geral o material de estudo não pode ser visto ou manuseado. Como ajuda, existem softwares que são capazes de dar essa visão ao aluno, auxiliando no aprendizado e aumentando sua bagagem de conhecimento. Simultaneamente, o curso exige do aluno o domínio de alguma ferramenta de simulação, devido a gama de benefícios proporcionados pela inserção dessa ferramenta no processo de aprendizado. Pensando nisso, o PET-Elétrica oferta o minicurso de ATPDraw visando atender a essa necessidade, onde são repassados desde os comandos mais básicos até os circuitos mais complexos, incluindo transformadores e cargas não lineares. Optou-se pelo ATPDraw por ser um software gratuito, com ampla aplicação para área da engenharia elétrica. É um minicurso aberto para alunos que já cursaram a disciplina de Circuitos I ou que estejam cursando, sendo realizado em aulas fracionadas de 4 horas semanais, totalizando 20 horas, sendo a última aula utilizada para uma avaliação.

Engenharia elétrica, Eletricidade, Simulação, Software
Voltar