667
A INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFC;
ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE, CELY MARTINS SANTOS DE ALENCAR, HELANO DE SOUSA CASTRO, JO?O JOS? HILUY FILHO, CARLOS EST?V?O ROLIM FERNANDES;
COBENGE17
[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia
[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia
A responsabilidade das Universidades com a formação de Engenheiros
intensifica-se a cada dia frente aos constantes desafios como os avanços tecnológicos, o
novo perfil dos ingressantes e as necessidades crescentes de uma sociedade complexa e
um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Essa formação vem sendo bastante
discutida, relatada em artigos, congressos, seminários por profissionais da área
preocupados com a qualidade dos cursos, na busca de adequação dos projetos políticos
pedagógicos às novas demandas da sociedade. Neste sentido, este artigo trata das
mudanças ocorridas nos últimos anos no Centro de Tecnologia da Universidade
Federal do Ceará e a criação do Departamento de Integração Acadêmica e
Tecnológica - DIATEC. São analisadas iniciativas no sentido de promover a formação
de profissionais mais condizentes com a realidade atual, através de análise
exploratória, qualitativa além de dados quantitativos com estudo efetivo de caso.
Integração Acadêmica e Tecnológica. Competências Profissionais. Interdisciplinaridade