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A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS ACADÊMICOS;
FABIO RAIA, GABRIEL MELO FRANCISCO CORREIA, BIANCA DE MELLO PIRES, RAFAEL BERNAL COLATRELLA GOMES;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade
A prática da interdisciplinaridade vem sendo abordada como uma solução para o aprendizado consistente voltado à aplicação prática de conhecimentos teóricos abordados durante a vida acadêmica dos estudantes nos cursos superiores. No entanto, não existe uma metodologia e um processo adequado para a condução e para a avaliação de atividades ditas interdisciplinares, no que concerne à sua eficácia. O presente trabalho mostra a evolução de duas atividades interdisciplinares distintas. Uma, dentro de uma especificidade que envolve engenharias Mecí¢nica, Elétrica e Produção, na construção, testes e provas de um veículo de eficiência energética do tipo protótipo elétrico a bateria. A outra atividade caracteriza-se pela dispersão de conhecimentos impregnados e misturados da área da saíºde, engenharia e computação envolvidas na construção de um equipamento necessário para análise de equilíbrio humano. Baseado no desenvolvimento de cada caso e dos resultados obtidos individualmente, eles poderão direcionar ideias para a formalização de um processo avaliativo, o qual poderá servir como medida para a decisão de implantação de tais projetos. Por outro lado, a medida de eficácia pode ser utilizada para representar quantitativamente um aprendizado baseado em um projeto. Diferente do conhecido PBL (Problem-based learning) que trata da proposição teórica de um problema com vistas à sua solução, nesse caso os acadêmicos fazem um estudo dirigido e concentrado. No entanto, o envolvimento em projeto real, possui obrigatoriamente um viés prático com um objetivo bem delineado, onde a interdisciplinaridade será praticada naturalmente e se apresenta como chave para construção do conhecimento.
Projeto, Aprendizagem, Avaliação, Interdisciplinaridade