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A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ENGENHARIA ELÉTRICA - SISTEMA DE CONVERSÃO - KIT GERADOR DE ENERGIA - ASPECTOS TÉCNICOS E PEDAGÓGICOS;
PAULO IRINEU KOLTERMANN, VALMIR MACHADO PEREIRA, J?FERSON MENEGUIN ORTEGA, LUIZ ANT?NIO RIGHI, LUCAS SALIM FERENCZ, MARCOS PAULO SOUZA DA SILVA, TALES OLIVEIRA SANTOS;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
A interdisciplinaridade é uma discussão emergente no meio educacional, uma forma de se pensar a superação da abordagem disciplinar tradicionalmente fragmentária, a qual é apontada como incapaz de atender às demandas por um ensino contextualizado. Um ensino pautado na prática interdisciplinar pretende formar alunos com uma visão global de mundo, aptos para transformar, situar-se num contexto e, se possível, globalizar, reunir os conhecimentos adquiridos. O objetivo deste trabalho é articulação da teoria e da prática de forma contextualizada, a partir do desenvolvimento de um Kit Gerador de Energia - Alternador de Automóvel, adaptado em uma bicicleta. O sistema irá atuar como uma ferramenta pedagógica para ser usada em atividades extra-classe junto às disciplinas do curso de Engenharia Elétrica da UFMS, colocando ao alcance dos professores e alunos um conjunto de situações e ideias de modo a estimular o trabalho investigativo dos mesmos. As atividades consistem de estudo teórico e análise dos circuitos eletro-eletrônicos envolvidos, efetuando medições experimentais, dando ênfase de geração CA trifásico e ao sistema de retificação CA-CC, aspectos de topologias de filtragem e regulação de tensão. Os resultados residem na busca de inovações pedagógicas nos processos de ensino, evitando a fragmentação dos conteúdos; bem como minimizando a passividade do aluno perante o mundo e o conhecimento.
Alternador, Conversão de Energia CA/CC, Filtros, Medidas Elétricas.