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Artigo


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A Transformação do Engenheiro Civil em Professor;

JOS? RENATO SPINA MARTINS;
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COBENGE17

[4] 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia

[15] 04.3. Capacitação docente

RESUMO: Quais são as necessidades do professor politécnico iniciante? Quais são seus anseios e necessidades? Como construir um profissional que atenda às necessidades do mercado atual e seus anseios como profissional? Como as universidades devem agir para apoiar o professor iniciante? Como deveria ser um curso preparatório para docentes iniciantes da engenharia? Estas são algumas das questões que trataremos neste trabalho partindo das Competências do Engenheiro Civil e definindo os Saberes Pedagógicos que o professor da Engenharia Civil deve possuir para atender as expectativas dos alunos, das instituições e do mercado no que tange o ser e estar na profissão de professor politécnico. A sociedade moderna anseia por professores politécnicos que estejam conectados com os avanços do mercado, mas que também desenvolvam em si mesmos e em seus discentes a necessidade de pesquisar novas práticas e processos para a engenharia e que também atendam às necessidades de suas universidades. Dentro deste contexto como preparar o professor politécnico para os desafios da sociedade moderna transformando-o em um profissional realizado.

Palavras chave: Formação de Professores, Engenharia Civil, Saberes da Docência
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