Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


155

A UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE PROCESSOS ESTOCÁSTICOS E SIMULAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DE RECEBIMENTO E ATENDIMENTO EM UM ARMAZÉM GERAL;

Elyelton Cesar de Souza Lima, Germano Augusto Metzner de Andrade, Ghislaine Lury Testoni, CHRISTIANE WENCK NOGUEIRA FERNANDES;
Arquivo não encontrado

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

O presente estudo teve como objetivo mostrar a simulação como ferramenta de avaliação no ensino/aprendizagem da disciplina de Processos Estocásticos e Simulação. Devido ao desenvolvimento constante no setor industrial e aos crescentes problemas logísticos causados pela competitividade de mercado, a utilização de análises computacionais dentro das organizações acaba atraindo olhares de pequenos e grandes empresários, devido à redução dos custos, fidelidade dos valores durante análises e maior eficiência na produção. Através de análises estocásticas e do software de simulação ARENA, visa-se analisar três casos de um problema de maximização de atendimento em um armazém geral retroportuário da empresa. Através das análises obtidas ficou claro que tendo uma modificação pequena na taxa de atendimento entre os casos estipulados, houve uma redução no número de clientes na fila de sete clientes para aproximadamente zero eliminando a fila e tempo de espera de 24 minutos para 2 minutos.

Processos Estocásticos, Simulação, Software Arena, Transporte Multimodal.
Voltar