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A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS INDICADAS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E DE COMO SÃO DESENVOLVIDAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA;
WASHINGTON DE MACEDO LEMOS, ERICA GUIMAR?ES COSTA, HENRIQUE MARTINS ROCHA, PATR?CIA HELENA ARA?JO DA SILVA NOGUEIRA15243921890;
COBENGE17
[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia
[35] 03.5. Outros
O presente artigo consiste em um estudo exploratório sobre as divergências existentes entre a importância dada pelos alunos ao desenvolvimento das competências presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a percepção dos alunos sobre as prioridades das Instituições de Ensino em que estudam. Ao analisar uma amostra do total de alunos de duas instituições no sul do Estado do Rio de Janeiro, a pesquisa indicou que não há diferenças significativas entre a percepção de alunos de instituições privadas e públicas quanto à importância do desenvolvimento das competências presentes nas DCNs, e que tanto a instituição privada quanto a pública apresentam-se, da perspectiva do aluno, como interessada em desenvolver apenas uma fração das competências exigidas pelas DCNs.
Educação em Engenharia, Diretrizes Curriculares Nacionais, Habilidades Comportamentais.
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