950
A QUALIDADE DOS GRADUADOS EM ENGENHARIA: UM OLHAR SOBRE A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DIDÁTICO- PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE ENGENHARIA;
DANIELLE SANTIAGO CAMARA DANTAS;
COBENGE17
[4] 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia
[15] 04.3. Capacitação docente
Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado desenvolvida na universidade técnica de Dresden na Alemanha, cujo objetivo foi identificar a necessidade de qualificação didático-pedagógica dos docentes de engenharia de uma universidade federal localizada no semiárido baiano. O estudo parte da premissa que a falta de engenheiros bem qualificados e capacitados para atender à demanda do setor produtivo do país, pode estar relacionada à falta de qualificação didático-pedagógica dos professores para o ensino. Ademais, verificou- se na IES em estudo, que 57% dos seus estudantes evadidos eram de cursos de engenharia. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa fundamentada no método de análise do conteúdo. A análise de documentos e entrevistas foram os métodos de coleta de dados e utilizadas para fins de desenvolvimento deste trabalho. As informações coletadas foram sistematizadas em categorias. Neste artigo, optou-se por abordar detidamente os resultados referentes a categoria "Organização do processo de ensino e aprendizagem", visto que esta trata essencialmente do problema de pesquisa aqui colocado. Os resultados evidenciaram a necessidade de capacitação didático-pedagógica dos professores, em especial, no tocante aos fundamentos básicos de didática do ensino superior, bem como aos fundamentos teórico- epistemológicos do método e a transposição didática dos conteúdos. O presente estudo mostra-se como uma importante fonte de conhecimento sobre a necessidade de capacitação didático-pedagógica dos professores universitários, tendo em vista a promoção de programas institucionais de qualificação e capacitação destes profissionais para o ensino superior, bem como de serviços de assessoria técnico-pedagógica.
Formação didático-pedagógica; professor universitário; ensino de engenharia