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A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DA SEGUNDA SÉRIE DE ENGENHARIA SOBRE PROJETOS E ATIVIDADES ESPECIAIS COM ÊNFASE EM ENGENHARIA MECÂNICA;
NATHALLY DIAS MACEDO, OCTAVIO MATTASOGLIO NETO;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem
Diante da reformulação curricular que vem ocorrendo em diversas universidades ao redor do mundo, o Instituto Mauá de Tecnologia sentiu a necessidade
de se adequar aos parâmetros e demandas mundiais, sendo assim a reitoria decidiu implementar metodologias ativas de aprendizagem baseadas no Project Based Learning (PBL), a fim de desenvolver no estudante habilidades transversais antes pouco desenvolvidas no ensino passivo. Assim, foi iniciada uma reforma curricular no final de 2014 onde foram introduzidos Projetos e Atividades Especiais (PAEs), que entraram no Projeto Pedagógico do curso com o propósito de proporcionar ao aluno ferramentas que busquem sua participação ativa ao longo da sua vida acadêmica.
Como a reforma é recente e ainda passa por um processo de estruturação, o trabalho
aqui proposto tem a finalidade de analisar o desempenho das PAEs a partir da
percepção dos alunos e professores da 2ª série de Engenharia Mecânica. Para isso
utilizou-se um questionário respondido espontaneamente e de forma aleatória contendo
questões abertas e fechadas, contemplando metodologia, método de avaliação e
recursos didáticos utilizados. A finalidade da análise é estabelecer diretrizes para
fortalecer as PAEs para os próximos anos, visando a qualidade e excelência de ensino
dentro dos parâmetros estruturais do PBL, que valorizam a autonomia, participação
ativa e a busca do conhecimento pelos estudantes.
PBL, Reforma Curricular, Metodologia Ativa, Engenharia Mecânica.