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Artigo


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A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DA SEGUNDA SÉRIE DE ENGENHARIA SOBRE PROJETOS E ATIVIDADES ESPECIAIS COM ÊNFASE EM ENGENHARIA MECÂNICA;

Nathally Dias Macedo, Octavio Mattasoglio Neto;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

Diante da reformulação curricular que vem ocorrendo em diversas universidades ao redor do mundo, o Instituto Mauá de Tecnologia sentiu a necessidade de se adequar aos parâmetros e demandas mundiais, sendo assim a reitoria decidiu implementar metodologias ativas de aprendizagem baseadas no Project Based Learning (PBL), a fim de desenvolver no estudante habilidades transversais antes pouco desenvolvidas no ensino passivo. Assim, foi iniciada uma reforma curricular no final de 2014 onde foram introduzidos Projetos e Atividades Especiais (PAEs), que entraram no Projeto Pedagógico do curso com o propósito de proporcionar ao aluno ferramentas que busquem sua participação ativa ao longo da sua vida acadêmica. Como a reforma é recente e ainda passa por um processo de estruturação, o trabalho aqui proposto tem a finalidade de analisar o desempenho das PAEs a partir da percepção dos alunos e professores da 2ª série de Engenharia Mecânica. Para isso utilizou-se um questionário respondido espontaneamente e de forma aleatória contendo questões abertas e fechadas, contemplando metodologia, método de avaliação e recursos didáticos utilizados. A finalidade da análise é estabelecer diretrizes para fortalecer as PAEs para os próximos anos, visando a qualidade e excelência de ensino dentro dos parâmetros estruturais do PBL, que valorizam a autonomia, participação ativa e a busca do conhecimento pelos estudantes.

PBL, Reforma Curricular, Metodologia Ativa, Engenharia Mecânica.
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