Painel Administrativo >> Relatório de Artigos
Utilize o campo abaixo para pesquisar por título, palavra-chave, resumo ou código
ou selecione o filtro por evento, área ou sub-área.
Após digitar o filtro e selecionar o evento, a área ou sub-área cliquie em Filtrar
Código | Evento/Área/Subárea | Título do Artigo/Autores | Ação |
---|---|---|---|
2428 | COBENGE19 02. Projeto e Gestão de Cursos 02.4. Gestão de cursos | "PROJETO UNIÃO": FORMAÇÃO DE SOLDADORES PARA JOVENS EM VULNERABILIDADE SOCIAL DE COMUNIDADES DA REGIÃO DO ENTORNO DA UFPA | Ver |
2505 | COBENGE19 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | 10 ANOS DA LEI DA ENGENHARIA PÚBLICA E O POTENCIAL DE ENSINO PROPEDÊUTICO EM ENGENHARIA CIVIL | Ver |
2094 | COBENGE19 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem | A AÇÃO ERGONÔMICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM: UTILIZAÇÃO PRÁTICA DA FERRAMENTA DE ERGONOMIA "RULA" NUMA ABORDAGEM DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE SITUAÇÃO REAL TRABALHO | Ver |
2738 | COBENGE19 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM CÉLULAS DE ESTUDO DE PROGRAMAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFC CAMPUS SOBRAL | Ver |
2309 | COBENGE19 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem | A ÁREA DE MICROCONTROLADORES NOS CURSOS DE ENGENHARIA - MÉTODO DESCRITIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS | Ver |
2439 | COBENGE19 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia 08.1. Instrumentos e processos de avaliação | A AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO SOB A ÓTICA DOS EGRESSOS | Ver |
2527 | COBENGE19 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências 01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências | A COMPETIÇÃO DE PONTES DE MACARRÃO PARA ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE ENGENHARIA: UM INÍCIO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. | Ver |
1872 | COBENGE19 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem | A construção de um minirrobô controlado por dispositivos móveis: uma nova abordagem ao ensino de eletrônica | Ver |
1969 | COBENGE19 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | A CRESCENTE UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NA ENGENHARIA: A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE ALGORITMOS PARA OS FUTUROS ENGENHEIROS DA INDÚSTRIA 4.0 | Ver |
2059 | COBENGE19 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio 11.1 Relato de experiências | A DIALÉTICA ENTRE O ENSINO DE GEOTECNIA PARA ENGENHARIA CIVIL E TEMAS TRANSVERSAIS: O USO DE JOGOS DE TABULEIROS EM ESCOLAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL | Ver |
2712 | COBENGE19 05. Formação Cidadã 05.2. Sustentabilidade | A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA RECICLAGEM: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DOS RESÍDUOS GERADOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA | Ver |
2685 | COBENGE19 05. Formação Cidadã 05.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade | A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE REDUÇÃO DOS ACIDENTES ELÉTRICOS | Ver |
2594 | COBENGE19 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências 01.4. Engenheiro Empreendedor | A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DO VETOR NORTE DE BELO HORIZONTE | Ver |
2324 | COBENGE19 09. Programas Especiais 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento) | A EFETIVIDADE DO CIME, COMO FERRAMENTA DE ENSINO, PARA A DISCIPLINA DE CÁLCULO 1 NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFAL-CAMPUS DO SERTÃO | Ver |
2298 | COBENGE19 09. Programas Especiais 09.2. Empresas Júniores | A Empresa Júnior como Agente Potencializadora de Ensino e sua Influência no Desenvolvimento Social - Um Estudo de Caso da I9 Engenharia Jr. | Ver |
2079 | COBENGE19 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | A ESCOLA PILOTO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | Ver |
2624 | COBENGE19 06. Acolhimento de ingressantes e Acompanhamento de Egressos 06.3. Retenção e Evasão | A EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DO IFPB | Ver |
2444 | COBENGE19 02. Projeto e Gestão de Cursos 02.2. Implantação e acompanhamento das novas DCNs | A EXPERIÊNCIA DE PROPOSIÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA | Ver |
2003 | COBENGE19 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE ENGENHARIA | Ver |
1998 | COBENGE19 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | A importância da educação continuada após a graduação em engenharia e suas conexões com as tendências do mercado de trabalho | Ver |
2007 | COBENGE19 05. Formação Cidadã 05.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade | A IMPORTÂNCIA DA INTERNET DAS COISAS NA GLOBALIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA DE UMA TECNOLOGIA INTERATIVA | Ver |
2542 | COBENGE19 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS NA FORMAÇÃO PROFISISONAL DO ENGENHEIRO | Ver |
2120 | COBENGE19 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MÓDULOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO-APRENDIZADO NA ENGENHARIA: DESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO DE BAIXO CUSTO BALL AND BEAM PARA PRÁTICAS DE CONTROLE DINÂMICO | Ver |
2046 | COBENGE19 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | A Importância das Práticas Laboratoriais e sua Contribuição na Formação Acadêmica em Engenharia | Ver |
2549 | COBENGE19 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem 03.1. Estratégias pedagógicas | A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS TÉCNICAS PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA DA UFPA | Ver |
2520 | COBENGE19 05. Formação Cidadã 05.2. Sustentabilidade | A IMPORTÂNCIA DE INSERIR A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE DURANTE A GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS COM VISÃO CRÍTICA | Ver |
2735 | COBENGE19 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | A IMPORTÂNCIA DE VISITAS TÉCNICAS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO EM UM AMBITO GERAL | Ver |
2726 | COBENGE19 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO PRÁTICO NO ÂMBITO DA ENGENHARIA CLÍNICA PARA O GERENCIAMENTO DE TECNOLOGIAS E IMPLANTAÇÃO DE PLANOS DE CONTINGÊNCIA DENTRO DE UMA EAS | Ver |
2644 | COBENGE19 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências 01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências | A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NO AMBIENTE HOSPITALAR PARA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE ENGENHARIA BIOMÉDICA - ESTUDO DE CASO NO HUJBB | Ver |
2736 | COBENGE19 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral | A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA E EXTENSÃO | Ver |