Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2059

A DIALÉTICA ENTRE O ENSINO DE GEOTECNIA PARA ENGENHARIA CIVIL E TEMAS TRANSVERSAIS: O USO DE JOGOS DE TABULEIROS EM ESCOLAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL;

Rafaela Nazareth Pinheiro de Oliveira Silveira, ALAN MONTEIRO BORGES, Antonio Carlos Santos do Nascimento Passos de Oliveria, Risete Maria Queiroz Leao Braga, Lindemberg lima fernandes;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[121] 11.1 Relato de experiências

Este trabalho apresenta uma abordagem voltada para experiências de projetos de extensão na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e Universidade Federal do Pará. Trata-se de um projeto relacionado a educação ambiental, cujo objetivo principal é consolidar a aprendizagem de Geotecnia dos acadêmicos de Engenharia Civil por meio da construção de jogos voltados para discentes de ensino fundamental. Abordagem metodológica se baseia em um método ativo instrumentalizado pelo desenvolvimento de jogos, utilizando grande parte dos conceitos de solos, processos erosivos e conscientização ambiental. Os jogos de tabuleiros estão sendo desenvolvidos nas disciplinas de Mecânica dos Solos I e Fundações I, com graduandos do Curso de Engenharia Civil, e posteriormente apresentados nas escolas do município de Marabá, Amazônia Oriental, sudeste paraense.

Solos. Erosão. Educação. Segurança Urbana.
Voltar