Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2324

A EFETIVIDADE DO CIME, COMO FERRAMENTA DE ENSINO, PARA A DISCIPLINA DE CÁLCULO 1 NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFAL-CAMPUS DO SERTÃO;

Stefany Gonçalves Lima, ewerton viana nobre, Anthony Matheus Cavalcante de Melo, Joabe Mikael Rocha e Silva Nascimento, Murilo Lima Costa, Antonio Pedro de Oliveira Netto;

COBENGE19

[31] 09. Programas Especiais

[113] 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)

Esta pesquisa trata de uma análise estatística comparativa a respeito da efetividade do Curso Introdutório de Matemática das Engenharias (CIME), atividade promovida pelo grupo PET Ações das Engenharias, na disciplina de Cálculo 1 da Universidade Federal de Alagoas-Campus do Sertão. Para coleta de dados utilizou-se informações da coordenação de registros escolares da unidade acadêmica em questão, na qual foi promovida análise comparativa, por semestre letivo, entre dados dos discentes que participaram ou não do CIME. Nos resultados é possível perceber que a disciplina de cálculo 1 apresentou média geral de 2,44 ± 1,76, evidenciando a dificuldade dos alunos em disciplinas elementares de matemática. Ainda nos resultados, é possível analisar que a média dos alunos participantes do CIME é significativamente superior à média geral da turma, assim como também, é possível verificar a presença de significância estatística em todos os semestres letivos analisados, realçando o p-valor nulo atestado no semestre de 2016.1. Com isso, tal atividade traz contribuições para a formação dos idealizadores, além de colaborar parcialmente com a melhora do desempenho acadêmico na redução da evasão inicial, ainda presente nos cursos de engenharia do Campus, visto que, contribui para um melhor desempenho acadêmico dos discentes na disciplina de cálculo 1.

Análise estatística comparativa. Curso Introdutório de Matemática para Engenharias. Evasão no ensino superior. Desempenho acadêmico.
Voltar