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Artigo


1998

A importância da educação continuada após a graduação em engenharia e suas conexões com as tendências do mercado de trabalho;

Quécia Felipe da Silva, Renata dos Santos, Iara Alves Martins de Souza;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

O presente artigo é baseado em resultados de um estudo de caso, desenvolvido em 2018, que teve como finalidade expor e analisar a importância da educação continuada na formação de engenheiros. Para tal análise, utilizou-se como documento base a Resolução CNE/CES 11 do Conselho Nacional de Educação (BRASIL, 2002) a qual estabelece diretrizes curriculares que compõem a formação do graduando em engenharia em nível nacional. Dos nove artigos dispostos na resolução, foi selecionado o 4º artigo e elaborado um questionário, que tem como tema central a relevância das pós-graduações na formação de docentes graduados em engenharia. O público-alvo da pesquisa foi composto por docentes graduados especificamente em engenharia que possuíam pós-graduação e atuantes no mercado de trabalho. Como resultado, verificou-se a relação direta entre especialização e empregabilidade. Por fim, concluiu-se que o preparo para o mercado de trabalho pressupõe a qualificação profissional, principalmente, em cursos de pós-graduação.

Pós-graduação. Empregabilidade. Engenharia. Formação Continuada.
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